Respeito

Exposição combate o preconceito contra pessoas com doenças de pele

Fotografias apresentam crianças com albinismo, psoríase e outras patologias dermatológicas hereditárias que, apesar de não serem contagiosas, causam rejeição

Régia Patriota/Divulgação

Objetivo da exposição é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se olhar além da superfície

Como se já não bastasse o desconforto de ter psoríase, dermatite atópica, ictiose, entre outras doenças de pele hereditárias, as pessoas acometidas por essas patologias acabam sofrendo também por causa do preconceito. É para promover uma reflexão sobre o tema que a médica dermatologista e fotógrafa Régia Patriota promove a exposição Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família, que fica em cartaz até o próximo dia 28, no Memorial da Inclusão, na cidade de São Paulo.

Promovida pela Associação Paulista de Medicina (APM), a mostra reúne 15 imagens de crianças que têm alguma doença de pele. Retratadas sozinhas ou acompanhadas de suas mães, emanam afeto para mostrar que as patologias não são contagiosas e não devem, de maneira alguma, ser motivo de repulsa e rejeição.

Segundo Régia, o intuito da exposição é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se olhar além da superfície e para a importância de todos se esforçarem para se livrar dos preconceitos causados pelo desconhecido.

Médica formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Régia fotografa desde 2011, quando concluiu o curso de Fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo. Foi exatamente a proposta de fazer este ensaio que fez com que a médica enveredasse pelos caminhos da fotografia.

A exposição já passou pela Pinacoteca da APM, pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ) e pelo Conjunto Nacional. Esta edição conta com audiodescrição, recurso que possibilita o entendimento e a acessibilidade da pessoa com deficiência visual.

Além da pele: a beleza da alma e da família
Quando: até 28 de agosto
De segunda a sexta, das 10h às 17h
Onde: Memorial da Inclusão, localizado no Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10
Barra Funda, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 5212-3700