Dia D celebra aniversário de Drummond no RJ, em SP, BH e Brasília

31 de outubro

Carlos Drummond de Andrade completaria 111 anos no dia 31 de outubro. Para celebrar seu aniversário de nascimento, o poeta, contista e cronista mineiro ganha, desde 2011, uma homenagem anual. O Dia D tem o objetivo de promover e difundir a obra de Drummond pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, como diz seu Poema de Sete Faces.

O 31 de outubro pretende se consagrar como parte do calendário cultural brasileiro. A inspiração veio dos irlandeses, que festejam todo dia 16 de junho o Bloomsday em homenagem ao seu mais importante escritor, o romancista James Joyce.

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília recebem eventos do Dia D. No Rio de Janeiro, nesta quinta, às 10h, haverá atividades lúdicas com crianças a partir do poema Infância. Às 20h, a professora Luiza de Maria, autora de Drummond – Um Olhar Amoroso, fala sobre os procedimentos recorrentes na obra do poeta mineiro. Ambas na Casa da Leitura (Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras).

O principal evento da capital carioca, Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade: uma Leitura, será também às 20h na sede do Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea). Sob curadoria e roteiro de Eucanaã Ferraz, os poetas Alberto Martins, Antonio Cícero, Afonso Henriques Neto e Joca Reiners fazem uma leitura panorâmica da biografia e da literatura de Drummond, com poemas, crônicas, cartas e críticas literárias. Este mesmo evento será realizado também no dia anterior, às 19h, na Estação das Letras com outros autores.

Em São Paulo, Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade: Uma Leitura acontece no dia 31, às 19h30, no espaço da Revista Cult (Rua Inácio Pereira da Rocha, 400, Vila Madalena), com a presença de Fabrício Corsaletti, Matha Nowiill, Noemi Jaffe e Leandro Sarmatz.

Brasília (SHCN CL Quadra 406 Bloco C loja 48 – Térreo – Asa Norte) recebe nesta quinta à tarde o evento Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade: Uma Leitura, seguido da exibição do filme O Amor Natural, em que a diretora holandesa Heddy Honigman explora a relação dos cariocas com os poemas eróticos de Drummond. Às 19h, Elizabeth Hazin lê o texto de Viagem em Família, peça que montou exclusivamente com trechos de obras do poeta.

Além da programação completa, dos horários e endereços das atividades do Dia D, o site www.diadrummond.com.br apresenta vídeos como Consideração do Poema, em que vários artistas brasileiros leem trechos da obra de Drummond.