teatro em sp

Satyros reúne imigrantes e Letícia Sabatella em ‘Haiti Somos Nós’

Novo espetáculo da companhia reúne artistas brasileiros e haitianos para contar a história do refúgio em São Paulo e os desafios enfrentados pelos migrantes

Milena Seta/divulgação

Peça será apresentada gratuitamente, de amanhã a domingo (3 a 7), no Centro Cultural Olido

São Paulo – Os atores Pascoal da Conceição, Letícia Sabatella, Maria Casadevall, Henrique Mello e Breno da Matta sobem ao palco da Galeria Olido, no centro de São Paulo, com imigrantes haitianos, para contar para contar a história do refúgio na cidade de São Paulo, em uma produção da Companhia de Teatro Os Satyros. “Haiti Somos Nós” fica em cartaz entre amanhã e domingo (3 a 7), em cinco apresentações gratuitas.

Com direção de Rodolfo García Vázquez, a montagem explora a questão da imigração haitiana em São Paulo, discutindo a viagem até o Brasil, as condições de vida em São Paulo, os desafios de integração, a dificuldade com o idioma, o racismo, a xenofobia e o desemprego. Nenhum dos imigrantes que participam da peça tem experiência anterior com teatro. Eles são, em geral, recém-chegados ao Brasil e estão aprendendo o português. Durante o trabalho, foram incentivados a usar seus próprios gestos e vocalidade.

O roteiro foi desenvolvido a partir dos depoimentos e das experiências que surgiram em laboratórios teatrais realizados pelos novos atores, desde maio. Entre os temas, a história de resistência do Haiti e o terremoto de 2010. O projeto também prevê o lançamento de um documentário sobre a história dos participantes.

Embora tenha sido a primeira nação latino-americana a conquistar a sua independência (a partir de uma revolução dos escravos), o Haiti é considerado o país mais pobre do continente. Entre 2010 e 2016, mais de 90 mil haitianos buscaram refúgio no Brasil em busca de melhores condições de vida.

Pela instabilidade política, que ocasionou o exílio do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, o Brasil ocupa o território haitiano, desde 2004, com a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), uma iniciativa considerada polêmica, que é liderada pelas Forças Armadas com o objetivo de ajudar a restabelecer a paz no país.

“Haiti Somos Nós”

Onde: Centro Cultural Olido – Sala Olido – Avenida São João, 473, centro de São Paulo

Quando: De amanhã a domingo (3 a 7). De quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Quanto: Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

Informações: 3331-8399 e 3397-0171