Raízes

Cláudio Lacerda mostra sua sonoridade interiorana com show gratuito em São Paulo

Cantor, que está lançando o sexto álbum, se apresenta domingo no Centro Cultural

Aline Grego/Divulgação
Aline Grego/Divulgação
Lacerda: lamentos da roça e desafios do homem do campo

São Paulo – Com mais de 20 anos de carreira, o paulistano Cláudio Lacerda segue a linha estradeira e interiorana em seu trabalho, que pode ser conferido com show gratuito, neste domingo (22), no Centro Cultural São Paulo. Ele está lançando Alpendre, seu sexto álbum, que inclui sete canções autorais – incluindo parceria com o sul-mato-grossense Paulo Simões (por sua vez, parceiro de Almir Sater) – e quatro regravações.

É um trabalho repleto de convidados, como convém a uma roda de violeiros. Além do próprio Paulo Simões, estão lá o eterno Zé Geraldo, Nô Stopa (filha de Zé), Neymar Dias e Wilson Teixeira. De família musical, artista gráfico e também violeiro, Yuri Garfunkel criou a capa, além do projeto visual do álbum. Ele também é autor do romance gráfico A Viola Encarnada: moda de viola em quadrinhos (2018).

“Defensor da cultura campesina, apresenta em suas produções artísticas as inspirações e aspirações desses povos, os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a natureza, a preservação da identidade e suas oralidades”, define-se. Lacerda é ainda idealizador do projeto ConSertão. Uma homenagem aos artistas da música caipira e seus clássicos, com shows ao ar livre e presença de orquestra sinfônica. (Não confundir com o mítico álbum de 1982 gravado por Arthur Moreira Lima, Elomar, Heraldo do Monte e Paulo Moura.)

Assim, Cláudio Lacerda e sua pegada folk se apresentam a partir das 18h, no CCSP (Rua Vergueiro, 1.000, ao lado da estação de mesmo nome). Estará acompanhado por Marcelo Sarti (viola caipira e vocais), Moisés Shalon (bateria) e Rodrigo Pinheiro (baixo). Haverá venda de CDs, ao preço sugerido de R$ 30.

Ouça aqui Alpendre em apresentação ao vivo.