cinema

Brasileiro Daniel Ribeiro ganha prêmio da crítica no Festival de Berlim

divulgação/facebook Filme narra a luta de Leonardo, um jovem cego de 15 anos, pela independência numa sociedade protetora Berlim – O brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, […]

divulgação/facebook

Filme narra a luta de Leonardo, um jovem cego de 15 anos, pela independência numa sociedade protetora

Berlim – O brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, ganhou hoje (14) o prêmio da Federação da Crítica Internacional, (Fipresci), na seção Panorama do Festival de Berlim. O filme de Alain Resnais Aimer, boire et chanter (Amar, beber e cantar, em tradução livre) foi premiado na competição oficial.

O filme de Daniel Ribeiro narra a luta de Leonardo, um jovem cego de 15 anos, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade superprotetora. A chegada na escola de um novo colega despertará nele sentimentos desconhecidos, mas também os ciúmes de quem sempre foi sua amiga e confidente.

Ribeiro adota essa dupla temática – a deficiência visual e a homossexualidade – sem dramalhões, em um entorno onde tudo flui normalmente.

O longa do veterano diretor francês, que toma o formato de teatro filmado, tem na tela vários rostos frequentes do cinema francês, entre eles Sabine Azéma e André Dussoller.

O argumento gira em torno de três casais amigos e as situações que surgem entre eles diante da morte do sétimo personagem, um eterno galã que cortejou e segue cortejando as três esposas.

Os prêmios Fipresci foram entregues, como já é habitual, na véspera da cerimônia final da Berlinale, que ocorre amanhã, quando o júri, presidido pelo produtor americano James Schamus, divulgará os ganhadores dos Ursos.