Nesta quinta

CineB lança ‘Bienvenidos a Boa Vista’, sobre imigrantes venezuelanos

Documentário conta a história das mulheres que tiveram que deixar seu país e das brasileiras que trabalham para atenuar esse drama

Divulgação

Após a exibição do filme, cineasta e especialista em Relações Internacionais discutem a crise na Venezuela

São Paulo – O documentário Bienvenido a Boa Vistaque conta a história de mulheres venezuelanas que migraram para o Brasil, mais especificamente para a capital de Roraima, será lançado nesta quinta-feira (28) em sessão do CineB, projeto do Sindicato dos Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com a Brazucah ProduçõesA cineasta e jornalista Elisângela Cordeiro esteve em Boa Vista entre abril e maio de 2018, ainda quando a crise política e social no país vizinho começava a se agravar. Em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria na Rádio Brasil Atual, também nesta quinta, ela conta por que escolheu dar destaque ao olhar feminino. 

Entre os cerca de 700 imigrantes que chegavam a cada dia, segundo Elisângela, a maioria era de mulheres, contrariando o imaginário popular no qual os homens seriam os primeiros a chegar a um país estrangeiro. “Muitas mulheres vinham primeiro, vinham sozinha. Tentavam se estabelecer, e voltavam para buscar filhos e maridos. Chegam sem lugar para ficar, precisando de apoio. Percebi a coragem dessas mulheres. Entrevistei mulheres muito fortes”, conta.

Com 30 minutos de duração, o documentário também retrata as mulheres que auxiliam na acolhida dos imigrantes, trabalhando junto a organizações da sociedade civil e também da Igreja Católica. Elisângela prefere não opinar sobre os rumos políticos da Venezuela, destaca os interesses econômicos ligados ao petróleo por trás da crise no país vizinho, e contesta uma eventual intervenção militar costurada pelos governos brasileiro e dos Estados Unidos. 

O filme será exibido às 19h, no Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários, que fica na Rua São Bento, 413, no centro de São Paulo. Após a exibição, haverá um bate-papo com as presenças da diretora e do professor de Relações Internacionais Moisés Marques, diretor da Faculdade 28 de Agosto. A sessão é gratuita. Para participar, basta fazer inscrição pelo e-mail [email protected].