Cinema

Mostra reúne filmes premiados de diretoras latino-americanas

'Mulheres em Cena', em cartaz no CCBB SP de amanhã (21) a 10 de outubro, exibe 18 longas e promove debates sobre o posicionamento da mulher latino-americana no mercado audiovisual

Reprodução/Facebook

A diretora Anna Muylaert tem dois filmes na Mostra Mulher em Cena: ‘Que Horas Ela Volta’ e ‘Mãe Só Há Uma’

A tela do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta entre amanhã (21) e 10 de outubro, a Mostra Mulheres em Cena, com 18 longas e vários curtasmetragens de importantescineastas latino-americanas. Além da argentina Lucrecia Martel, da peruana Claudia Llosa, da venezuela Mariana Rondón, da paraguaia Paz Encina e da chilena Marialy Rivas, estarão em cartazfilmes das brasileiras Anna Muylaert, Tata Amaral, Laís Bodanzky e Lúcia Murat. De amanhã até 3 de outubro, a programação também será exibida no Centro Cultural do Banco do Brasil Rio de Janeiro.

Com curadoria das cineastas Andrea Armentano e da argentina Sofia Torre, a mostra também promove mesas de debate entre as cineastas convidadas e mulheres profissionais do audiovisual. Além de promover um intercâmbio cultural entre os países latino-americanos, a programação tem o intuito de refletir sobre o cinema sob a perspectiva do olhar feminino. “As cineastas selecionadas para a mostra pertencem à mesma geração, o que proporciona um diálogo entre seus trabalhos. Seus filmes lidam com temas como a diversidade sexual, a discriminação da mulher, devoção religiosa, contextos políticos e sociais, possibilitando uma visão ampla da realidade latino-americana por parte do espectador”, afirmam as curadoras.

A mostra em São Paulo será aberta nesta quarta-feira às 17h com o premiado Que Horas Ela Volta, de Anna Muylaert, que ganhou prêmios nos festivais de Sundance e Berlim e foi o indicado brasileiro a uma vaga ao Oscar 2016. Na sequência, às 19h30, será exibido Madeinusa, da peruana Claudia Llosa, sobre uma peculiar Semana Santa em um povoado nas montanhas do Peru, onde pode tudo desde a sexta-feira Santa até o domingo de Páscoa.

Entre os destaques da programação estão Jovem Aloucada, de Marialy Rivas, sobre o despertar sexual de uma adolescente bissexual reprimida pela restrita educação evangélica imposta pela família; Hamaca Paraguaya, de Paz Encina, sobre um casal de camponeses idosos que espera pela volta do filho, pela chuva e por dias melhores; Postais de Leningrado, de Mariana Rondón, traz as lembranças de uma menina, filha de guerrilheiros nos anos 1960 de forma autobiográfica e poética; A Mulher Sem Cabeça, de Lucrecia Martel, fala sobre um atropelamento em que a responsável não sabe se a vítima era um animal ou uma pessoa; e o recém-lançado Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, é sobre um jovem que vive todas as alegrias, desventuras e inseguranças típicas da adolescência, mas que ainda sente um grande sofrimento por não se identificar com o corpo que tem e com a descoberta de uma nova família.

Também serão exibidos Um Céu de Estrelas, Trago Comigo e Hoje, de Tata Amaral; A Memória que Me Contam e Quase Dois Irmãos, de Lúcia Murat; Cartão Vermelho,Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade, de Laís Bodanzky; Pelo Malo, de Mariana Rondón, entre outros.

Os debates sobre “O posicionamento da mulher latino-americana no mercado audiovisual” serão realizados no próximo dias 25, às 16h, e 30 de setembro, 2, 5 e 7 de outubro às 19h30.

Para conferir a programação completa, visite o site do CCBB SP.

Mostra Mulheres em Cena
Quando: de 21 de setembro a 10 de outubro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Quanto: R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10
Mais informações: (11) 3113-3651