cinema

Ministério da Justiça recua e ‘Aquarius’ agora é indicado para maiores de 16 anos

Decisão foi anunciada hoje (1º), dia em que o filme entra em cartaz no Brasil. Para o ministério, o longa não tem mais cena de sexo explícito e sim de 'relação sexual intensa'

Roberto Stuckert Filho/PR/fotos públicas

Após protesto contra golpe em Cannes, Kleber Mendonça encontrou-se com Dilma em Recife

São Paulo – O Ministério da Justiça (MJ) recuou da decisão inicial e anunciou hoje (1º) a redução da classificação indicativa do filme Aquarius de 18 para 16 anos. A decisão acata um pedido de revisão efetuado pela Vitrine Filmes, distribuidora do longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho.

Segundo a distribuidora, o ministério mudou a análise da produção, agora apontando que o filme contém cenas de uso de drogas e relação sexual intensa. No dia 22 de agosto, alegando cenas de sexo explícito e drogas, o MJ havia decidido pela classificação etária máxima. A decisão causou polêmica e levantou a suspeita de que o filme estava sendo retaliado pelo governo de Michel Temer por ter feito, em maio, um ato contra o impeachment durante o festival de Cannes, na França.

Aquarius entra em cartaz hoje em 85 salas do país. O filme tem no elenco Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos e Carla Ribas. Conta a história de Clara (Sonia Braga), moradora do edifício Aquarius, último prédio de estilo antigo da Avenida Boa Viagem, no Recife, de frente para o mar. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos, ela enfrenta as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.