Alternativo

Projeto CineB, de difusão do cinema brasileiro, entrega prêmios nesta segunda

Evento no Sindicato dos Bancários de São Paulo homenageia produção nacional dos últimos dois anos, como Xingu, À Beira do Caminho e Raul

'Xingu, o Filme', de Cao Hamburguer, é um dos premiados <span>(Divulgação)</span>Papel da mídia na obesidade infantil é dos pontos centrais do documenário 'Muito Além do Peso', de Estela Renner <span></span>'Lula, o Filho do Brasil', de Fábio Barreto, narra a vida do ex-presidente até 1980, ano da morte de sua mãe <span></span>O cineasta Silvio Tendler com o general Giap, extrategista do exército vietnamita, em 'Utopia e Barbárie' <span></span>

Diretores de filmes nacionais e representantes de comunidades que participaram nos últimos dois anos do CineB, circuito alternativo de exibição de filmes nacionais, serão homenageados e premiados hoje (9), às 20h, na 4ª edição do Prêmio CineB. Realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e pela Brazucah Produções, o CineB, desde sua criação, em 2007, já atingiu um público de 40 mil espectadores.

Neste ano, os longas-metragens exibidos pelo circuito itinerante de cinema e que recebem o troféu CineB são: Muito Além do Peso, documentário de Estela Renner, sobre causas e riscos da obesidade; Eu Receberia as Piores Noticias dos seus Lindos Lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca; Tropicália, de Marcelo Machado; Vips, de Toniko Melo; Hoje, de Tata Amaral; Xingu, de Cao Hamburger; Na Quadrada das Águas Perdidas, de Wagner Miranda e Marcos Carvalho; Raça, de Joel Zito Araújo; Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton; e Qualé o teu Negócio?, de Sérgio Gagliardi.

De 2012, as grandes produções brasileiras que serão premiadas são: Raul – o Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho; Lula – O Filho do Brasil, de Fábio Barreto; Paralelo 10, de Silvio Da-Rin; 5x Favela, de Luciana Bezerra, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wavá Novais e Manaíra Carneiro; À Beira do Caminho e Gonzaga – de Pai pra Filho, de Breno Silveira; Utopia e Barbárie e O Veneno está na Mesa, de Silvio Tendler; Até que a Sorte nos Separe, de Roberto Santucci; Quem se Importa, de Mara Mourão; e Profissão MC, de Alessandro Buzo e Toni Nogueira.

“Durante seis anos, o projeto CineB já exibiu mais de cem títulos de longas e curtas metragens nacionais, em mais de 300 sessões gratuitas. É um projeto de sucesso que faz parte da história do sindicato e proporciona à população acesso a filmes nacionais em espaços comunitários”, diz a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira.

“A premiação do CineB visa o reconhecimento das comunidades e entidades que receberam nosso projeto e, sobretudo, dos diretores e representantes dos filmes que apoiaram nossa iniciativa e ajudaram a compartilhar seus trabalhos com muitas pessoas através do cinema”, diz o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos.

Além dos prêmios, dois filmes serão homenageados na noite: Cine Holliúdy, de Halder Gomes, e Profissão MC, de Alessandro Buzo e Toni Nogueira. O evento será apresentado pela cantora Negra Li.

4ª Prêmio CineB do Cinema Brasileiro
Quando: Segunda-feira, dia 9/12, às 20h
Onde: Sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo (Café dos Bancários) – Rua São Bento, 413 – Edifício Martinelli, São Paulo/SP
Saiba mais sobre o Projeto CineB