rio de janeiro

Morre aos 92 anos o ator Jorge Dória

Dória estava tratando de infecção respiratória e fazia uso de respirador, além de estar sendo medicado com remédios para a pressão

TV Globo/divulgação

O ator participou da novela Que Rei Sou eu, da TV Globo, no final dos anos 1980

Rio de Janeiro – O ator Jorge Dória morreu hoje (6) aos 92 anos, após complicações cardiorrespiratórias e renais, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, na capital, onde estava internado desde 27 de setembro.

De acordo com o hospital, Dória estava tratando de uma infecção respiratória e fazia uso de respirador, além de estar sendo medicado com remédios para controlar a pressão.

O carioca iniciou na carreira artística na década de 1940, onde estreou no teatro na companhia de Eva Todor e Luis Iglesias, da qual foi integrante por 10 anos. No cinema começou com um papel coadjuvante no filme Mãe (1947).

Dória estreou na televisão em 1970, na TV Tupi, no elenco da novela E Nós, Aonde Vamos?, da cubana Glória Magadan, de onde sairia direto para a TV Globo, em 1973, onde participou da primeira versão do seriado A Grande Família.

Na TV, o ator ainda participou de tramas como Tieta, Deus nos Acuda, Meu Bem, Meu Mal e Que Rei Sou eu?.

Em 2005, o ator havia se afastado dos palcos e da televisão por problemas de saúde, decorrentes de um acidente vascular cerebral. Seu último papel foi no humorístico Zorra Total, da Globo.