Mídia

Programa especial celebra três anos da TVT nesta 6ª feira

Produção que vai ao ar às 19h de hoje (23) destaca experiências que renovam a pauta jornalística e o modo de fazer comunicação do país

Os apresentadores Marília Zanardo e Luiz Augusto Tuto, durante gravação do especial de três anos da TVT <span>(Amanda Perobelli/ABCDMAIOR)</span>Olhar local <span></span>Mídias alternativas <span></span>O jornalista Franklin Martins <span></span>A ativista e blogueira Conceição Oliveira, do Maria Fro <span></span>Morro Produções: vozes da periferia <span></span>Morro Produções: periferia ativa e atuante <span></span>Presença constante dos movimentos sociais <span></span>Olhar para o futuro <span></span>Produções culturais sem espaço na grande mídia <span></span>Cultura e luta do movimento negro <span></span>Mídia Ninja: alternativas a modelos consagrados <span></span>Rádio comunitária <span></span>Redes sociais estão entre as novas formas de comunicação <span></span>Periferia paulistana: social e culturalmente inquieta <span></span>

São Paulo – A TVT completa três anos neste 23 de agosto e celebra a data com um programa especial. A produção mostra a comunicação praticada pela emissora – a primeira concessão de canal aberto conseguida por uma entidade de trabalhadores – e por vários outros meios de comunicação. O canal é parceiro de pauta e conteúdos da Rede Brasil Atual, e compõe um projeto de comunicação liderado pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo e que reúne dezenas de entidades.

De acordo com Valter Sanches, diretor de Comunicação dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantenedora da emissora, são os trabalhadores os construtores de uma nova comunicação no país. “O especial é nossa homenagem a eles. Mostramos também como funciona o jornalismo colaborativo da TVT, que tem a participação dos cidadãos”, define Sanches.

“O programa de aniversário será apresentando como um show de reportagens, destacando diversas experiências de comunicação progressista”, diz a diretora de Jornalismo, Nelma Salomão. Serão seis blocos, mostrando a atuação dos movimentos sociais na construção da comunicação, TVs e rádios comunitárias, a diversidade de opiniões e abordagens no mundo dos blogs, ações de comunicação na periferia e as iniciativas de documentaristas independentes. Novas ferramentas de comunicação também serão destaque, com apresentação de aplicativos da emissora, explicações sobre redes sociais e o papel desses instrumentos como forma de expressão e mobilização política e social.

O colunista da Revista do Brasil, Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e professor de Jornalismo da USP, relata experiências de comunicação progressista em outros países. Entre elas, uma comunidade indígena que vive no extremo sul da Argentina e transmite sua cultura por meio de um programa de rádio – o que só foi possível depois da aprovação de um novo marco regulatório das comunicações no governo da presidenta Cristina Kirchner.

Participam também do programa o ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins; a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Rosane Bertotti; a ex-deputada e autora da lei que criou as rádios e TVs comunitárias no Brasil, Irma Passoni; o jornalista e professor da Universidade de Brasília Venício Lima, e o ativista cultural Sérgio Vaz, da Cooperifa, cooperativa que divulga cultura e faz comunicação progressista na periferia paulistana.

Onde assistir

A TVT pode ser vista no canal 13 da NET Digital, na Grande São Paulo, no canal UHF 46, em Mogi das Cruzes, ou pelo site tvt.org.br. Diarimente, às 19h, o telejornal Seu Jornal pode ser visto também aqui, na RBA.

TVT em números

• 100 Profissionais trabalham na produção da programação própria da TVT.

• 1.096
Dias de transmissão entre 23/8/2010 e 23/8/2013

• 3.900
Reportagens foram exibidas no Seu Jornal desde 23 de agosto de 2010, envolvendo 8 mil entrevistas

• 19h às 20h30
é o horário de exibição dos programas exclusivo produzidos diariamente pela equipe da TVT.

• Atrações
São sete os programas com produção própria da TVT: ABCD em Revista, Bom para Todos, Clique e Ligue, Melhor e Mais Justo, Memória e Contexto e Pra Você Ver. Há ainda o Seu Jornal, diário, ao vivo, das 19h às 19h30. A emissora retransmite ainda parte a programação da TV Brasil, de parceiros, como a TV Câmara, e produções independentes.