Vídeo mostra como está São Luiz do Paraitinga uma semana depois de inundação

Blogue centraliza ações de auxílio à cidade histórica do interior paulista devastada pela enchente e ainda debaixo da lama

Um blogue tenta centralizar as diversas ações surgidas em menos de uma semana para ajudar as vítimas da chuva em São Luiz do Paraitinga. Criado por pessoas que moram ou que frequentam a cidade, SOS Paraitinga convoca ações culturais e doações que visam minimizar os problemas e pensar na reconstrução do imenso patrimônio histórico do interior paulista.

Como contou um dos criadores à reportagem, as prioridades mudam a todo momento. Uma hora, precisa-se de alimento. Depois, água. Material de higiene. E até mesmo material escolar para uma psicóloga que tem dado assistência às crianças das famílias afetadas.

Comida, graças ao esforço realizado em todo o país, já não é o grande problema. Agora é hora de pensar em quando será possível normalizar a vida na pequena cidade do Vale do Paraíba. A julgar pelo vídeo postado por um dos criadores do blogue, vai levar tempo. Em quase seis minutos, as imagens de quinta-feira (7) dão um panorama difícil de retratar em palavras. São casas absolutamente destruídas, uma após a outra, que vão surgindo no vídeo. As ruas estão como se a enchente tivesse sido ontem: muita lama e montes e mais montes de entulho, móveis quebrados, colchões.

Em certo momento, as imagens mostram um casal, com uma filha pequena, buscando entre os escombros objetos que possam servir para alguma coisa. O autor do vídeo, o fotógrafo Luciano Dinamarco, escreveu o seguinte: “Andando pelas ruas, me senti como num velório de pessoas queridas. A todo momento tendo de conter as lagrimas”.

Como há necessidades as mais diversas, quem quiser colaborar de alguma maneira pode acessar o blogue e descobrir em que é preciso reforço.