Temperaturas caem no Rio Grande do Sul e Paraná, mas não deve chover

Uma massa de ar mais frio avança sobre o Rio Grande do Sul, o que deixa o início da terça-feira mais frio, com temperaturas baixas principalmente na região de fronteira […]

Uma massa de ar mais frio avança sobre o Rio Grande do Sul, o que deixa o início da terça-feira mais frio, com temperaturas baixas principalmente na região de fronteira com o Uruguai. (Foto: Wesley Santos/Fotoarena/Folhapress)

Curitiba – Uma frente fria que se formou no Sul da Argentina e atingiu o Sul do Brasil neste final de semana fez cair a temperatura principalmente no Rio Grande do Sul e Paraná. O município paranaense de General Carneiro registrou a menor temperatura do país na madrugada desta segunda-feira (10): 2,5 graus Celsius (°C). Em Baggé, no Rio Grande do Sul, os termômetros marcaram 3,5 °C. Além disso, esta é a manhã mais fria deste ano em Curitiba, onde agora faz 7,8 °C.

Segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar) Reinaldo Kneib, o resfriamento é significativo para a maioria das regiões paranaenses com formação de geadas de fraca intensidade entre o centro-sul e os Campos Gerais.

“As temperaturas devem permanecer baixas até quarta (12) ou quinta-feira (13), quando a frente fria se afasta do Sul”, prevê o meteorologista, ao adiantar que a partir de hoje as tardes também serão de temperaturas bem baixas no estado.

Não há previsão de chuvas para as próximas horas. O último boletim da Defesa Civil do Paraná mostra que entre os dias 21 e 27 de abril, 56 municípios notificaram a ocorrência de algum tipo de estrago provocado pelas chuvas e ventos fortes.

No estado, 288 mil pessoas foram afetadas, 4,49 mil ficaram desabrigadas e 31,7 mil, desalojadas, com 5,15 mil casas afetadas. Nas cidades de General Carneiro, Rio Negro e União da Vitória, onde o nível do Rio Iguaçu ultrapassou os 7 metros neste final de semana, aumentou o número de desabrigados. Cerca de 500 famílias tiveram que abandonar as casas.

Até o momento, 13 municípios decretaram situação de emergência: Pinhais, Piraquara, Prudentópolis, Colombo, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Guaratuba, Rio Negro, General Carneiro, Salto do Itararé, Marmeleiro, Rebouças e Santa Tereza do Oeste.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias