Paraná: volume de chuva em algumas regiões foi mais do que o dobro do normal em janeiro

Brasília – O Paraná fechou o mês de janeiro com um volume de chuva muito acima da média. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Tarcísio Valentin da […]

Brasília – O Paraná fechou o mês de janeiro com um volume de chuva muito acima da média. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Tarcísio Valentin da Costa, no leste e no nordeste do estado a quantidade de chuvas superou o dobro do que é normal para o período.

“Tivemos, por exemplo, aqui no setor leste, Curitiba, com precipitações que chegaram a 362 milímetros (mm), enquanto a média é 165 mm. No litoral, onde a média é 300 mm, choveu 712 mm. Então foram chuvas bastante expressivas, há locais em que passou do dobro.”

Segundo o meteorologista, a previsão para os próximos dias é de que o tempo continue instável, com dias típicos de verão. Os dias devem permanecer abafados e com temperaturas elevadas, com pancadas de chuvas no final do dia.

A Defesa Civil do estado recomenda atenção às pessoas que moram em áreas próximas às encostas, para que tenham condições de deixar esses locais se houver risco de desabamento ou deslizamentos.

As chuvas ocorridas na noite de sexta-feira (29) e madrugada de sábado (30) deixaram quatro pessoas mortas e duas desaparecidas, além de mais de 1,1 mil desabrigados e 748 desalojados em todo o estado. 

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias