Avanço

Passe livre estudantil é aprovado na Câmara de Fortaleza

Proposta do prefeito José Sarto (PDT) garante duas passagens gratuitas nos dias úteis a todos os alunos das redes pública e privada de Fortaleza, incluise universitários

Divulgação/PMF
Divulgação/PMF
Passe livre deve atender a cerca de 340 mil estudantes, de acordo com a prefeitura de Fortaleza

São Paulo – A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de lei que estabelece o passe livre estudantil. De autoria do Executivo, a proposta recebeu o apoio unânime dos vereadores. O benefício vale para todos os estudantes da capital, da rede pública e privada, incluindo os universitários.

Serão duas passagens gratuitas por dia útil, com período de integração de duas horas, a cada aluno que tiver a carteirinha de estudante, documento vinculado ao Bilhete Único. Caso o aluno utilize mais de duas passagens ao longo do dia, será cobrada a tarifa de estudantes, de R$ 1,50.

De acordo com o prefeito José Sarto (PDT) o passe livre estudantil deve começar a valer ainda este ano. Pelas redes sociais, ele comemorou a aprovação da proposta. “É um marco histórico para todos os estudantes de Fortaleza”, afirmou pelas redes sociais. “É uma ótima notícia para a família, porque os pais vão economizar com a passagem. Uma política de Educação que incentiva e inclui cada vez mais a nossa estudantada”.

Participação estudantil

Horas antes, a Comissão de Constituição e Justiça também aprovou três emendas ao projeto que foram elaboradas pelos estudantes de Fortaleza. Em caso de uso indevido, o projeto previa 12 meses de suspensão do benefício, como punição imediata. No entanto, por pressão dos estudantes, haverá uma primeira advertência antes da suspensão. Além disso, o aluno que tiver o benefício suspenso ainda poderá usufruir da tarifa do estudante. Outra reivindicação que os parlamentares acataram obriga a prefeitura a fazer campanhas educativas sobre o uso correto do benefício.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o vereador Gabriel Aguiar (Psol), líder da oposição, comemorou a aprovação das emendas. “É um momento histórico, uma grande conquista para os estudantes organizados, que vem contribuindo”.

Também pelas redes sociais, integrantes da União Estudantil de Fortaleza (Unefort) celebraram a conquista. Eles ressaltaram a participação na elaboração da proposta e destacaram o passe livre como uma forma de ampliar a permanência dos estudantes nas escolas, combatendo a evasão.