Operação cata-bagulho recolhe objetos de famílias sem teto em SP

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo acionou na tarde desta sexta-feira (3) a Operação Cata-Bagulho – serviço que recolhe materiais como móveis velhos, pneus, madeiras, colchões e eletrodomésticos […]

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo acionou na tarde desta sexta-feira (3) a Operação Cata-Bagulho – serviço que recolhe materiais como móveis velhos, pneus, madeiras, colchões e eletrodomésticos quebrados – para retirar móveis das famílias sem teto acampadas em frente à Câmara Municipal. O interesse da prefeitura é retirar sofás e objetos considerados grandes do acampamento, devido à sessão solene de comemoração dos 450 anos da Câmara, programada para a noite desta sexta.

Segundo o líder da Frente de Luta por Moradia (FLM) Osmar Borges, que coordena o acampamento, o inspetor Rubens Trapiá, da Guarda Civil Metropolitana, pediu para que as famílias diminuam a quantidade de objetos no acampamento e se “comportem”.

Borges ressaltou que as famílias vão cooperar e que o interesse dos acampados é apenas negociar políticas de habitação com a prefeitura.

Na próxima terça-feira (7), lideranças das famílias se reunirão com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a convite da própria pasta, na tentativa de resolver impasses. Até o momento, a Sehab só se comprometeu a dar assistência a algumas familias, mas a FLM pleitea unidades habitacionais para todas.