Governo libera Bolsa Família a moradores da região serrana do Rio

Bancários de Brasília criam um disque-doação

Na localidade de Santa Rita, a cerca de 20 quilômetros do centro, a estrada continua interrompida e permite a passagem apenas de pessoas a pé que percorrem de 8 a 14 quilômetros levando mantimentos, remédios e ajuda (Foto: Vladimir Platonow/ABr)

São Paulo – Os moradores de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis poderão retirar a partir desta terça-feira (18) o benefício do Programa Bolsa Família sem escalonamento de datas. A pessoa que tiver perdido o cartão do benefício deve procurar a prefeitura de sua cidade, que colocará à disposição uma declaração especial.

O Bolsa Família vai pagar de terça até o dia 31 de janeiro R$ 1,2 bilhão a 12,8 milhões de famílias distribuídas em todos os municípios brasileiros. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome essa liberação vai injetar R$ 1,9 milhão nas cidades da região serrana. Mais de 85 mil pessoas de 21,2 mil famílias têm direito ao benefício.

Os beneficiários de outras cidades terão a liberação do Bolsa Família normalmente, de acordo com o escalonamento de datas, baseado no número final de identificação do cartão.

De acordo com o secretário de Assistência Social da cidade, Carlos Antônio Maduro, com a abertura ontem (17) da RJ-130, rodovia que ficou interditada em diversos trechos devido à queda de barreiras, as equipes formadas por voluntários e integrantes de organismos governamentais e das Forças Armadas conseguiram levar hoje (18) os materiais e mantimentos às poucas localidades que ainda não tinham recebido socorro. Essas comunidades, como a da Prainha, próximas à divisa com o município de Teresópolis, e a de Capitão do Ribeirão, próximo à cidade de Bom Jardim, ficaram isoladas e ainda estão sem água e energia elétrica.

“O acesso ainda está muito difícil e em alguns momentos pensamos que o caminhão iria tombar. Mas conseguimos chegar e foi importante porque essa comunidade continua sem luz e sem água”, afirmou Maduro.

O secretário de Nova Friburgo também destacou que a mobilização da população, que tem enviado várias doações, está sendo fundamental para atender os desabrigados que somam mais de 5 mil pessoas. Os itens de maior necessidade, além de água e de alimentos de preparo rápido, são os produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de fraldas descartáveis infantis e geriátricas.

 

Vítimas

O município de Nova Friburgo ainda é o que registra o maior número de mortos em consequência das chuvas que atingiram a região há uma semana: 338. Em Teresópolis, os mortos são 292; em Itaipava, distrito do município de Petrópolis, 63; em Sumidouro, 19; em São José do Vale do Rio Preto, quatro, e em Bom Jardim, uma pessoa morreu.

O Sindicato dos Bancários de Brasília montou um disque-doação para facilitar o recolhimento dos donativos. Está disponível também um veiculo para buscar as doações em qualquer lugar do Distrito Federal. O telefone é 3262-9090 (falar com Paulinho).

Para mais informações e endereço dos postos de coleta, acesse aqui.

 

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias