Aluguel Social sai a partir desta quarta

Secretário também pediu cautela e organização na arrecadação e distribuição de donativos

Voluntários trabalham na separação do material arrecadado para vítimas das chuvas (Foto: Valter Campanato/ABr)

São Paulo – O governo do Rio de Janeiro deu início à segunda etapa do auxílio às vítimas da tragédia na região serrana do estado. A partir desta quarta-feira (19) começa a ser paga a primeira de doze parcelas para os cadastrados no programa Aluguel Social. 

O número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro chegava a 676 pessoas até as 9h30 desta terça-feira (18). Segundo a Defesa Civil são 319 mortos em Nova Friburgo, 277 em Teresópolis, 58 em Petrópolis e 19 em Sumidouro. Em São José do Vale do Rio Preto foram quatro vítimas fatais. E em Bom Jardim, uma pessoa morreu.

No geral, cerca de 20 mil famílias devem receber esse e outros benefícios antecipados dos governos do Estado e Federal nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis e Sumidouro.

“A presidente Dilma determinou apoio do governo federal para o pagamento de seis mil famílias na região serrana que serão registradas pelas prefeituras pelo cadastro da secretaria do Estado”, disse o secretário da Assistência Social do Governo do Rio, Rodrigo Neves. “É uma medida emergencial. Ao final do período do auxílio, os moradores deverão estão integrados por programas habitacionais que os municípios deverão executar”, completou.

Primeira etapa

Segundo Neves, o auxílio humanitário ganhou força com a atitude dos jovens. “É extraordinária a mobilização dos jovens que estão auxiliando as Prefeituras na organização dos abrigos e apoio às crianças com atividades pedagógicas”, disse. “Inclusive, pessoas de outras cidades e motociclistas têm se voluntariado a encaminhar os alimentos”.

A orientação do secretário é de que as doações sejam feitas com organização para que se evite tumultos e que os mantimentos e materiais sejam entregues também aos locais mais distantes.

Com a infraestrutura da região comprometida e o temor de novos deslizamentos com as chuvas, alguns moradores estão com receio de continuar até mesmo dentro das comunidades de desabrigados. “Não é necessário que as pessoas se desloquem dos abrigos”, alertou Neves.

No bate-papo, o secretário citou o voo de helicóptero sobre a região afetada em companhia do governador Sérgio Cabral. “A impressão que a gente tinha era de que aqueles região haviam sido bombardeadas ou que ali teria acontecido um terremoto”, disse.

Ajuda para a Região Serrana – RJ (doações, voluntários, hospitais e abrigos)

Mais doações:

SOS Teresópolis – Donativos
Banco do Brasil
Agência: 0741-2
C/C: 110000-9
CNPJ – 29.138.369/0001-47

SOS Teresópolis – Donativos
Caixa Econômica Federal:
Agência: 4146
C/C: 2011-1
CNPJ – 29.138.369/0001-47

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Viva Rio (organização não-governamental)
Banco: Banco do Brasil
Agência:1769-8
Conta-corrente: 411396-9
CNPJ: 00343941/0001-28