emergência climática

Forte temporal alaga bairros no Rio, afeta metrô, ônibus e deixa ao menos sete mortos

Os temporais que atingiram a Zona Norte do Rio e a região Metropolitana desde este sábado afetaram também as vias de transporte, o funcionamento de um hospital e cancelaram concursos e ensaio oficial do carnaval. Deve chover mais

Amadeu Queiroz/TV Globo
Amadeu Queiroz/TV Globo
Rua alagada com pessoas usando bote no Jardim América, Zona Norte do Rio, após fortes chuvas

São Paulo – O forte temporal que atingiu a Zona Norte do Rio e a região Metropolitana neste sábado (13) e hoje (14) deixaram ao menos sete mortos. A operação de linhas de ônibus e do metrô foi prejudicada. O Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, ficou sem energia até esta manhã. Seu estacionamento foi alagado.

A avenida Brasil também foi interditada por causa de alagamentos. As estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari Fazenda Botafogo e Coelho Neto da Linha 2 do Metrô estão temporariamente fechadas por causa do transbordamento do rio Acari. Alguns concursos e provas marcados para este domingo foram cancelados pela Prefeitura do Rio, assim como o ensaio técnico das escolas de samba previstos para este domingo na Marques de Sapucaí.

No município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o Corpo de Bombeiros procura uma mulher que teria sumido após o carro em que estava cair em um rio, na noite de ontem.

Devido ao temporal no Rio, que deve voltar a castigar a região, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), pediu para as pessoas ficarem em casa. “Excesso de pessoas na rua atrapalha a ação dos agentes públicos”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).

Previsão é de mais chuvas para RJ, ES e MG

Segundo o Centro de Operações Rio, a cidade entrou em estágio operacional número 4, o segundo mais alto na escala de riscos. Em Niterói, o alerta é máximo.

A Defesa Civil registrou mais de 30 bolsões d’água nas vias principais da cidade, 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A Avenida Brasil ficou alagada nos dois sentidos, na altura de Irajá, e foi interditada durante a madrugada. A interdição permanecia até as 9h25 deste domingo.

Na noite deste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo” referente à quantidade de chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. É esperado um acumulado de chuvas superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Nesse caso, há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.

Leia também:

Após ondas de calor no ano, verão começa com previsão de temperaturas acima da média

Redação: Cida de Oliveira, com Uol e g1


Leia também


Últimas notícias