CPI de incêndios em favelas de São Paulo se reúne na Câmara com subprefeitos

Para isso, todos os quatro membros da comissão devem estar presentes; será apenas a quinta sessão do grupo que se propôs a investigar por que comunidades pegaram fogo na capital

São Paulo – Está confirmada para amanhã (31) a quinta reunião ordinária da CPI formada na Câmara Municipal de São Paulo para investigar a onda de incêndios ocorridos recentemente nas favelas da capital – quase 600 desde 2008, segundo o Corpo de Bombeiros. A CPI tem ganhado notoriedade devido ao desinteresse dos vereadores em formar parte da comissão e desvendar os motivos que levaram tantas comunidades às chamas em tão pouco tempo.

A comissão começou a funcionar com sete parlamentares, mas três desistiram e atualmente apenas quatro permanecem ativos: Ricardo Teixeira (PV), Edir Sales (PSDB), Toninho Paiva (PR) e Ushitaro Kamia (PSD). Para que a reunião desta quarta-feira ocorra, todos devem estar presentes – caso contrário, a sessão será mais uma vez cancelada por falta de quórum. Se os planos da Câmara se confirmarem, o encontro terá como convidados os subprefeitos da Lapa, Ailton Araujo Brandão, e da Sé, Nevoral Alves Bucheroni. Ambos são coronéis da reserva da Polícia Militar. Na CPI, responderão a perguntas e prestarão esclarecimentos sobre incêndios registrados em favelas localizados em suas áreas administrativas. De acordo com a secretaria das CPIs, apenas o subprefeito da Lapa confirmou presença até agora.

Também está prevista a nomeação de um novo relator para a CPI, uma vez que o vereador Aníbal de Freitas (PSDB) desistiu. Diante do esvaziamento da comissão, seu presidente, Ricardo Teixeira, já requisitou ao presidente da Câmara, Police Neto (PSD), a indicação de novos membros entre os vereadores paulistanos. No entanto, segundo a secretaria da CPI, ainda não houve resposta. Há expectativa de que o PT manifeste interesse em assumir ao menos uma das três vagas remanescentes com a vereadora Juliana Cardoso. O encontro está marcado para o meio-dia, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal.