Concentração

Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Rides: as divisões do país

Segundo o IBGE, 28 dessas regiões têm mais de 1 milhão de habitantes, somando quase 100 milhões de pessoas

Nasa
Nasa
Foto de satélite da RM de São Paulo em 2013: 39 municípios e 22 milhões de pessoas

São Paulo – O Brasil tem 74 regiões metropolitanas (RMs), informa o IBGE, que acaba de fazer nova atualização semestral, divulgada nesta sexta-feira (22). O estado com maior número de RMs é a Paraíba, com 12, seguido por Santa Catarina (11), Alagoas (nove) e Paraná (oito).

O país tem ainda cinco Aglomerações Urbanas, sendo três em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Além disso, existem três Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides), que abrangem mais de uma unidade da federação.

De acordo com a Constituição, a definição de Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas cabe aos estados. As Rides são de competência da União. As três atuais são as do Distrito Federal e Entorno, da Grande Teresina e do Polo Petrolina (PE)/Juazeiro (BA).

Mudanças no Rio e em Alagoas

Nessa atualização – procedimento adotado desde 2013 –, houve mudanças em apenas duas regiões. O IBGE incluiu o município de Petrópolis, da área serrana, na RM do Rio de Janeiro.

Já em Alagoas, Atalaia passou a integrar a RM do Vale do Paraíba, enquanto as cidades de Igaci, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Belém e Tanque d’Arca foram incluídas na Região Metropolitana do Agreste, agora com 18 municípios. Coruripe e São Miguel dos Campos entraram na RM de Caetés.

Em divulgação do ano passado, o IBGE informou que havia no país 28 RMs, Rides e Aglomerações Urbanas com mais de 1 milhão de habitantes. Somadas, essas áreas concentravam 99,8 milhões de habitantes, quase metade (47,5%) da população brasileira.

A mais populosa era a Região Metropolitana de São Paulo, com 21,7 milhões de habitantes em 39 municípios, sendo mais de 12,2 milhões na capital. A RM do Rio de Janeiro tinha 12,8 milhões, sendo 6,7 milhões na capital. Depois vinha a de Belo Horizonte (6 milhões e 2,5 milhões, respectivamente). A Ride do Distrito Federal e Entorno estava com 4,6 milhões de habitantes, sendo 3 milhões em Brasília.