Abastecimento de água em Pernambuco deve ser normalizado à noite

Brasília – Cerca de 1 milhão de moradores de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, estão sem água desde sábado (1º) devido ao reparo de um vazamento na […]

Brasília – Cerca de 1 milhão de moradores de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, estão sem água desde sábado (1º) devido ao reparo de um vazamento na principal adutora do Sistema Integrado Tapacurá-Duas Unas. O problema foi verificado na última sexta-feira (30). O serviço deve ser normalizado nesta terça-feiar (4) às 20h, segundo a Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa).

De acordo com o superintendente do órgão, Rômulo Aurélio de Melo, para minimizar os impactos, o abastecimento está sendo feito com caminhões-pipa em hospitais, escolas e presídios. A população foi orientada a racionar a água até que a falha na adutora seja corrigida.

“A conscientização popular é o elemento importante nesta etapa de revitalização do sistema”, destacou.

Segundo Melo, no ano passado a adutora recebeu reparações em 24 tubos. O sistema de abastecimento da região foi construído na década de 70 e atende 60% de Camaragibe, 60% de Recife e 26% de Jaboatão dos Guararapes.

A adutora tem 27 quilômetros de extensão. O trecho da tubulação que apresentou vazamento fica a 6 metros de profundidade. Segundo a Compesa, a rachadura tem mais de 1,5m de extensão.

O sistema sai da Barragem de Tapacurá, no município de São Lourenço da Mata, e segue até a Estação de Tratamento de Água Castelo Branco, em Curado.