Para não esquecer

TVT exibe documentário sobre a ocupação do Pinheirinho nesta segunda

Produção traz a história da origem e da luta da ocupação em São José dos Campos, interior paulista, considerada a maior ocupação urbana já registrada no país

Reprodução/CMI
Reprodução/CMI
Pinheirinho: crimes de Estado, racismo e criminalização de trabalhadores

São Paulo – A TVT exibe nesta segunda-feira (7), às 21h30, o documentário Pinheirinho dos Palmares: A luta contra Iinjustiças. A produção traz a história da origem da ocupação em São José dos Campos, interior de São Paulo, a resistência aos crimes de Estado, o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade, a mobilização social, o racismo e a criminalização de trabalhadores.

Também joga luz sobre o destino das famílias da maior ocupação urbana já registrada no país, sua organização, sua busca por justiça e a luta na conquista da moradia. Tudo isso é contado no documentário produzido em parceria com integrantes do Movimento Urbano Sem Teto (MUST), como Carlos Tim Maia, Jessica Nereida Silva da Cruz, Juliana Silva da Cruz, Luiz Gonzaga Alves da Silva (LG), Rose Aparecida Silva, Waldir Martins (Marrom), com a direção de Everton Rodrigues.

O documentário estreou no bairro Pinheirinho dos Palmares em 22 de janeiro, data em que se completaram 10 anos do massacre. Ainda não há sentença sobre os crimes de Estado contra Pinheirinho.

Trabalhadores sem-teto e sem-terra se unem para doar comida à população de rua

O documentário faz parte de um projeto que envolve outras ações. Neste momento, a equipe iniciou a segunda parte que é entregar um computador e uma filmadora para o movimento organizado do Pinheirinho, juntamente com a realização de oficinas de comunicação digital na comunidade.

Contribuições ao projeto podem ser feitas com PIX, para o número de telefone 12991455394, de Everton Rodrigues, além de enviar o comprovante de depósito no WhatsApp 12 991455394.

A produção será exibida na TVT, no canal 44.1 para a Grande São Paulo, e no canal da rede no YouTube.