COMBATE AO CRIME

Governo amplia total de agentes da Força Nacional no Rio Grande do Norte

Ministro Flávio Dino, que vai a Natal, anuncia envio de mais 100 homens, elevando para cerca de 600 o total de agentes no estado nordestino a fim de ajudar no combate de onda de ataques

(Tom Costa/MJSP)
(Tom Costa/MJSP)
Após chegada da Força Nacional, registros de ações violentas caíram quase 80%

São Paulo – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na tarde deste sábado (18) o envio de mais 100 agentes da Força Nacional ao Rio Grande do Norte. Com isso, chega a mais de 600 homens o contingente disponibilizado pelo governo federal para ajudar a conter a onda de ataques criminosos. Flávio Dino viajaria neste domingo (19) para Natal, capital potiguar.

Desde terça-feira (14), o Rio Grande do Norte tem sido palco de incêndios em prédios públicos, comércios, veículos e residências, além de tiroteios e ataques a agentes de segurança. Na madrugada de sexta (17) para sábado, criminosos com armas em punho expulsaram moradores e incendiaram três casas no bairro Igapó, na zona norte de Natal. Uma idosa de 77 anos foi tirada da cama com uma arma apontada para a cabeça. Em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital, um policial penal foi morto a tiros.

De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), os ataques seriam comandados de dentro dos presídios. Trataria-se de uma reação à ausência de “regalias”, como visitas íntimas. Por outro lado, o órgão também apura denúncias de tortura e más condições nas instalações penais.

Acompanhamento e auxílio

Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a ida de Dino na segunda-feira (20), mas a assessoria do ministro confirmou que ele viaja neste domingo. “Desde terça-feira, por meio do Ministério da Justiça, estamos acompanhando e auxiliando o governo do Rio Grande do Norte no combate aos atentados criminosos. Tenho conversado por telefone com a governadora Fátima Bezerra, que tem feito um grande trabalho no enfrentamento dessa crise. Hoje falei com ela e com o ministro Flávio Dino, que também está acompanhando a situação e irá amanhã ao estado, acompanhar o trabalho da Força Nacional. Seguiremos dando todo o apoio para retomar a paz e proteger a democracia no Rio Grande do Norte”, escreveu Lula.

Balanço atualizado

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte atualizou, no sábado, o balanço sobre os ataques e a atuação da Força Tarefa. Foram ao menos 252 contra a população, prédios públicos, comércios e veículos. Para autoridades estaduais, os atos são uma retaliação do crime organizado a ações repressivas do governo, que resultaram em prisões nas últimas semanas.

Ainda de acordo com o governo potiguar, 116 suspeitos foram presos, incluindo 18 presos na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira (17). governo potiguar registra ainda 34 armas de fogo apreendidas, além de quatro falsas, 98 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina. Há 12 motos, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto recuperados.

A secretaria acrescenta que o reforço de agentes de segurança pública e ações constantes nas ruas do estado resultaram na redução de 74,8% dos atos criminosos. A pasta contabiliza, com base em dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais, 103 atos criminosos em todo o Rio Grande do Norte na terça-feira contra 23 na sexta.


**Com Agência Brasil