Tensão

Rio Grande do Norte registra a quinta madrugada de ataques criminosos mi

Na noite de ontem, um policial penal foi morto a tiros na região metropolitana. Na capital, três casas foram incendiadas durante a madrugada

Reprodução/Fátima Bezerra/Twitter
Reprodução/Fátima Bezerra/Twitter
Com apoio da Força Nacional, 104 pessoas já foram presas em função dos ataques no estado

São Paulo – O Rio Grande do Norte registrou novas cenas de violência na madrugada deste sábado (18). Criminosos com armas em punho expulsaram moradores e incendiaram três casas no bairro Igapó, na zona norte de Natal. Uma idosa de 77 anos foi tirada da cama com uma arma apontada para a cabeça. , Em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital, um policial penal foi morto a tiros, ainda durante a noite de ontem. Ele estava de folga quando foi abordado por dois homens em uma moto, que dispararam no braço, na perna e no tórax do homem, que estava em um comércio do bairro.

É o quinto dia seguido de ataques a agentes de segurança e prédios públicos no estado potiguar. De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), os ataques seriam comandados de dentro dos presídios. Trata-se de uma reação à ausência de “regalias”, como visitas íntimas, por exemplo. Por outro lado, o órgão também apura denúncias de tortura e más condições nos presídios.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, 104 pessoas já foram presas até o início da manhã de hoje. Os policiais apreenderam 29 armas de fogo, 87 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina, além de 11 motos e dois carros, dinheiro, drogas, munições.

Na noite de ontem, a governadora Fátima Bezerra (PT) esteve em vários bairros da capital. Ela acompanhou de perto os trabalhos dos policiais militares e dos agentes da Força Nacional. Fátima também recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reafirmou seu apoio e “irrestrita colaboração” no esforço para restabelecer as condições de segurança no estado.

Reforço

Neste sábado, a governadora se reuniu com o Grupo de Gestão Integrada (GGI). O objetivo, segundo ela, é “restabelecer a ordem pública e devolver a tranquilidade ao povo do Rio Grande do Norte”. Fátima também agradeceu ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que enviou 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar. Outros 30 militares da Paraíba devem chegar neste final de semana, se juntando a 32 policiais cearenses que já estão atuando na região.

Também ontem, desembarcou em Natal o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, para auxiliar no combate aos ataques, que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares. O governo federal enviou 300 agentes da Força Nacional para reforçar a segurança. O efetivo deve aumentar para 500 homens, de acordo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Além disso, 200 policiais rodoviários federais estão atuando no estado.

Ainda na quinta-feira, também chegou ao Rio Grande do Norte o secretário nacional de Gestão Penitenciária, Rafael Velasco. Em nova ação da Força de Cooperação Penitenciária (Focopen) da Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão do Ministério da Justiça, policiais penais federais transferiram mais nove presos do Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).

Leia mais: