O essencial

Revista Brasil TVT traz o balanço dos assuntos que mexeram com o país na semana

PL das Fake News, escândalo da vacina de Bolsonaro, situação na Colômbia, o descaso com o SUS em SP, 10 anos de PEC das domésticas e muito mais no programa da semana

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Wadih Damous, é um dos convidados da Revista Brasil TVT de hoje (6). Ele fará uma análise sobre mais um conjunto de escândalos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro

São Paulo – O secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, é um dos convidados da Revista Brasil TVT do fim de semana. Ele faz uma análise sobre mais um conjunto de escândalos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até então, as manchetes sobre o ex-presidente tratavam das joias apropriadas ilegalmente pela família.

Nesta semana, foi a vez da fraude dos comprovantes de vacinação. As denúncias da Polícia Federal apontam para uma “estrutura criminosa” que não se restringe à falsificação dos cartões, mas alcança tentáculos do bolsonarismo na movimentação golpista para ficar no poder. Este é um dos temas que a revista semanal da TVT abordará.

Outro tema que ganhou atenção durante a semana foi a não votação do PL das Fake News. Para tratar sobre o caso, a TVT traz o relator da matéria na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PCdoB-SP). Mesmo em regime de urgência na Casa, os parlamentares optaram por não votar a matéria. Após intenso lobby das empresas de tecnologia, aliadas à extrema direita, havia riscos de que a matéria não fosse aprovada.

Partindo para a América do Sul, a professora de Relações Internacionais Amanda Harumy fala os planos de governo do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Mesmo com divisões e uma oposição neoliberal atuante no país, o chefe de Estado do país latino ganha força para a aprovação de reformas estruturais.

Mais temas

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, explica o papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). Os integrantes do Conselhão, entre eles Bacelar, tomaram posse esta semana.

O deputado estadual de São Paulo Simão Pedro (PT) faz uma análise crítica do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na área da saúde. Tarcísio ainda não elaborou o plano estadual para aderir ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas do Ministério da Saúde. Especialistas tratam da não adesão como descaso.

Por sua vez, a presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Cidade do Recife, Luiza Batista Pereira, comenta os 10 anos da PEC das Domésticas. A emenda constitucional garantiu dignidade a essas trabalhadores após exigir direitos trabalhistas para este grupo, em sua maioria mulheres, mas desde o golpe de 2016, a crise ampliou a informalidade no setor.


Confira as entrevistas por assunto


Confira a íntegra do Revista Brasil TVT

O programa vai ao ar pelo canal digital 44.1 (Grande São Paulo), às 18h do sábado, com reprise no domingo no mesmo horário. E também está no canal da TVT no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=Ilfn9kVBy-Y