Outro modelo

Químicos e MST promovem festival de agroecologia e economia solidária em Valinhos

Evento na cidade do interior paulista ocorre neste final de semana. Veja como participar

Químicos Unificados
Químicos Unificados

São Paulo – A 4ª edição do Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária – promovida pelo Sindicato Químicos Unificados, Rede Livres Ecologia e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – será realizada neste sábado e domingo (7 e 8), em Valinhos, no interior paulista. O “encontro da cultura brasileira, gastronomia, música e troca de conhecimento”, como definem os organizadores, inclui oficinas, exposições, trilhas, música ao vivo, feira de artesanato, diversos produtos e alimentação.

Apenas no sábado, estão previstas sete oficinas, incluindo temas como mudanças climáticas, abelhas sem ferrão e compostagem. Entre as atrações culturais, está a dupla sertaneja Cacique e Pajé.

No domingo, mais oficinas (financiamento solidário, produção de pães, nascentes). E apresentações de Ilcéi Mirian (samba e MPB), Legião Urbana Cover e Yago Oproprio (hip-hop/rap).

A programação completa do festival pode ser conferida aqui. Os ingressos, a R$ 20, devem ser adquiridos antecipadamente, assim como a inscrição nas oficinas.

Leia também: Sem relatório final, CPI do MST isolou extrema direita e renovou debate sobre a reforma agrária

“A agroecologia, o ecoturismo e a economia solidária não são apenas temas atuais, mas sim os alicerces para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto”, lembram os responsáveis pelo evento. “O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde e meio ambiente ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros. Foi com essa visão que diversas organizações e parceiros se somaram para realizar o festival”, afirma Arlei Medeiros, dirigente do sindicato, que reúne bases das regiões de Campinas e Osasco.