Dívida que virou parque

Prefeitura de São Paulo inaugura Parque Municipal Chácara do Jockey

Pista de esportes radicais será uma das maiores do estado de São Paulo e poderá receber competições internacionais

Cesar Ogata/Secom/Divulagação

Utilização do parque será livre, respeitando-se normas de segurança do local, como uso de capacete e supervisão de menores

Heloisa Ballarini/SECOM/Divulgação
Prefeito Fernando Haddad e sua mulher Ana Estela caminham pelo parque inaugurado no sábado

São Paulo – A cidade de São Paulo inaugurou ontem (30) o Parque Municipal Chácara do Jockey. A posse da área foi viabilizada após negociação da gestão Fernando Haddad (PT) com o Jockey Club. O terreno foi transferido ao município por meio de desapropriação, como contrapartida de um dívida de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da entidade.

A elaboração do projeto teve participação de moradores, movimentos e coletivos do bairro. Segundo a prefeitura, o conceito de cidade-parque está refletido tanto nos equipamentos que integram o espaço como na adaptação do local: os muros foram derrubados e trocados por grades, e a iluminação foi modernizada com a instalação de 150 luminárias LED. A partir deste fim de semana, os paulistanos terão acesso a equipamentos de ginástica para idosos, Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), quadra, vestiários, playground, espaços de convivência com churrasqueiras e salão de festa, além de pista de caminhada.

Assista a reportagem-clipe da TVT

Esportes radicais

O equipamento público traz como um de seus principais destaques um skatepark. Com 1.365 metros quadrados de área, o circuito de pistas será o maior da cidade de São Paulo e considerado um dos três maiores de uso livre no Brasil.

Destinado não só aos atletas de skate, mas também de bike BMX e patins street, o complexo está dividido em duas modalidades. A área de Street, pista com obstáculos como corrimões, paredes inclinadas e escadarias, possui 965 metros quadrados. Já a Bowl, pista em formato de piscina no modelo quadribanks, conta com área de 400 metros quadrados. A utilização do skatepark será livre, respeitando-se as normas e procedimentos de segurança informados no local, tais como uso de capacete e supervisão de menores.

De acordo com coordenador de esportes radicais da Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), Carlos Pretto, o skatepark beneficiará mais de 500 mil praticantes dessas modalidades na cidade de São Paulo e se soma a outros espaços, como o Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro, aberto no fim do mês passado. O circuito no Parque Municipal Chácara do Jockey está pronto para receber grandes competições, inclusive torneios internacionais.

Apesar de menor que a pista do Parque da Juventude Città di Maróstica, em São Bernardo do Campo, que é o maior da América Latina com 5,5 mil metros quadrados, e que o Skatepark de Madureira, no Rio de Janeiro, com 3,850 mil metros quadrados, o espaço na zona oeste de São Paulo, por ter um desenho mais moderno e ser mais novo, poderá inclusive receber competições de nível internacional das modalidades.

“A pista dá para comparar com as que vi nos Estados Unidos, com certeza, e lembra muito uma que andei em Sheldon [EUA]. No Brasil, não existem tantas pistas boas como essa. Tem Madureira, mas com certeza essa é uma das melhores do Brasil e vai influenciar muita gente a começar no esporte”, afirmou a bicampeã mundial de skate street e campeã do X-Games, Pamela Rosa.

“Ando bastante de skate em São Bernardo do Campo, que é uma pista grande com área de street e vertical, mas o chão já está mais deteriorado, porque ela é mais antiga, então, essa aqui, para mim, está melhor”, disse Fabio Sleiman , campeão da etapa LG de Berlim, primeiro colocado em Rimini, na Itália, e único brasileiro a descer o corrimão de El Toro, na Califórnia.

Todo o traçado das pistas foi projetado em parceria com a Federação Paulista de Skate. Segundo as observações dos experientes competidores, o espaço atende as expectativas e necessidades dos atletas de todas as modalidades.

Leia também

Últimas notícias