Pesquisa aponta que 31% dos jovens têm fácil acesso a armas de fogo

Levantamento produzido pelo Instituto Datafolha indica que 88% deles já viu corpos de pessoas assassinadas e metade presenciou violência policial

Pesquisa do Instituto Datafolha realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que 31% dos jovens de 12 a 29 anos dizem ter facilidade para a obtenção de armas de fogo. Metade da população declarou já presenciado violência policial e 88% já viram corpos de pessoas assassinadas. Cerca de 8% afirmam, ainda, que pessoas próximas a eles foram vítimas de homicídios.

O levantamento contou com 5.182 entrevistas com pessoas de ambos os sexos, de 31 municípios selecionados em 13 Estados. O estudo foi divulgado junto do Projeto Juventude, que estabeleceu um índice de vulnerabilidade de jovens em cidades com mais de 100 mil habitantes.

Quase um terço dos entrevistados pelo Datafolha sofre presença constante da violência em seu cotidiano. Além disso, 64% são expostos a algum risco ou história de violência e costumam ver pessoas (não policiais) portando armas.

Entre os 50% que já presenciaram violência policial, um em cada cinco (11% do total) consideram essa prática “comum”.

Para o Fórum, desafio é aprofundar o conhecimento em torno de como a violência afeta a vida dos jovens.