Assista

O balanço da semana e a análise dos fatos no ‘Revista Brasil TVT’

Lula em Brasília, PEC do Desespero, Constituinte no Chile, assassinato político de Marcelo Arruda, os comitês populares e o combate às fake news são assuntos da semana

Waldemir Barreto / Ag. Senado
Waldemir Barreto / Ag. Senado
Gleisi fala do assassinato de Marcelo Arruda, que era dirigente do PT em Foz do Iguaçu

São Paulo – O programa Revista Brasil TVT deste fim de semana faz um balanço dos fatos que foram notícia e uma análise do que está por acontecer no país. Qual o impacto da aprovação da PEC do Desespero, em que Jair Bolsonaro conseguiu a liberação para gastar R$ 41 bilhões com ações supostamente favoráveis à população? Por que essas medidas só foram para o Congresso a poucas semanas da eleição que o presidente corre o risco de perder ainda no primeiro turno? E por que só valem por alguns meses, até o final deste governo? Quem responde essas questões e analisa o balcão de negócios que virou o Congresso Nacional é o analista político Nueriberg Dias. Ele é diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e acompanha o dia a dia do Legislativo.

O Chile acaba de redigir uma nova Constituição para substituir a atual, imposta em 1980 pela ditadura de Augusto Pinochet. Como ficou a proposta da nova Carta, elaborada por uma convenção constituinte eleita exclusivamente para esse fim? Quais as chances de aprovação pela população chilena em setembro? A socióloga Laís Abramo, que por muitos anos atuou no escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Chile, comenta o cenário e o que a América Latina tem a aprender com ele.

Os desdobramentos do assassinato de Marcelo Arruda, guarda civil municipal de Foz do Iguaçu (PR) e dirigente do PT local, é comentado pela presidenta nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann, do Paraná. Ela explica o andamento das investigações do crime político que não é assim considerado pela polícia e a condução do caso.

Eleições e fake news

A candidata ao Senado pela federação PT-PCdoB-PV no Distrito Federal, professora Rosilene Corrêa, repercute a semana em que a pré-campanha de Lula e Alckmin realizou intensa agenda em Brasília. Dirigente licenciada da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), ela fala do ambiente de disputa na capital federal. E também dos encontros de Lula com os diversos movimentos locais, com os parlamentares dos sete partidos que integram o movimento ‘Vamos Juntos pelo Brasil’. Além dos eventos com ativistas da cultura e da juventude e sobre a importância da bandeira da educação para a reconstrução do DF e do Brasil.

Dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Kelli Mafort expõe o trabalho de formação de comitês populares pelo Brasil, físicos e digitais. E o secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, responde a questões sobre a disputa em São Paulo e sobre os desafios de desconstrução das fake news, que devem se multiplicar à medida que se aproxima o 2 de outubro.

Leia também: Deputado bolsonarista tenta impedir caminhada de Freixo no Rio de Janeiro

A editora Ivana Jinkings, fundadora da Boitempo, fala do sucesso da retomada da Bienal do Livro, da nova safra de escritores no mercado editorial e dos sarais que fazem fervilhar a produção cultural nas periferias.

O balanço da semana com os convidados do Revista Brasil TVT vai ao ar todo sábado e domingo, à 18h, pelo canal 44.1 (Grande SP) e também no canal da TVT no YouTube, que você pode ver abaixo.

Acompanhe o programa deste fim de semana


Leia também


Últimas notícias