new cities summit 2013

Haddad afirma que São Paulo vive ‘no fio da navalha’

Para o prefeito, São Paulo está no limiar entre as oportunidades de desenvolvimento e o risco de perder a chance de crescer como uma cidade sustentável e equilibrada

New Cities Foundation

Prefeito fez o discurso de abertura do evento, que segue até quinta-feira no auditório do Parque do Ibirapuera

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou na manhã de hoje (4) que a cidade vive no fio da navalha entre as oportunidades de desenvolvimento e o risco de perder a chance de crescer como uma cidade sustentável e equilibrada. O prefeito destacou duas áreas que precisam ser equalizadas: mobilidade urbana e saúde. “Essas duas áreas interferem na liberação do tempo e nas condições para as pessoas se desenvolverem”, disse  na abertura do evento New Cities Summit 2013, realizado no Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.

O prefeito ponderou que é muito conveniente que essa discussão esteja se desenvolvendo em São Paulo. Ele destacou que a cidade foi considerada a que mais cresceu em competitividade e é a mais desenvolvida da América Latina, segundo a revista britânica The Economist. E lembrou que a capital paulista é responsável por 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O presidente da New Cities Fundation, entidade que organiza o evento, John Rossant, destacou que este é o momento do Brasil no mundo e o sucesso do país nos próximos anos depende de como estão sendo geridas e organizadas as cidades. “Precisamos que as cidades se desenvolvam, cresçam economicamente, mas que também garantam qualidade de vida e trabalho ao seus moradores”, disse. Segundo Rossant, o objetivo do evento é debater os problemas e pensar nos potenciais, preparando as cidades para o futuro.

Haddad destacou a importância do evento, afirmando que hoje as cidades retomam a importância que tiveram antes de surgirem os estados nacionais, quando elas eram o centro de organização e desenvolvimento das comunidades e povos. “Hoje o mundo tem novas centralidades, em virtude da globalização financeira, do conhecimento e da informação”, avaliou.

Citando ações da prefeitura nesse sentido, Haddad ressaltou que a prefeitura já estabeleceu cerca de 30 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, em cinco meses de governo. E garantiu que serão 150 quilômetros até junho do ano que vem. Na saúde, o prefeito afirmou que já estão definidos os terrenos para a construção dos hospitais de Parelheiros (zona sul) e da Brasilândia (zona norte) e que, até o fim deste ano, seis centros da Rede Hora Certa, que realizará exames médicos com hora marcada, estarão em funcionamento.

O New Cities Summit 2013 reúne cerca de 800 lideranças, sendo 90 palestrantes de 37 países, para discutir o desenvolvimento sustentável das cidades. Participam representantes dos setores governamental, empresarial, acadêmico e de organizações não governamentais. O evento segue até quinta-feira (6).