Mobilidade

Reunião discute integração dos transportes na região metropolitana de São Paulo

Polo logístico no entrocamento da futura linha Bronze do metrô, que ligará zona leste de São Paulo com São Bernardo, foi debatida

Antônio Cruz/ABr

Encontro reuniu cúpula do transporte no estado

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se reuniu hoje (5) com autoridades na área de transporte do município e do estado, mais o presidente do Conselho Metropolitano, prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, na região do ABC.

Segundo Haddad, foram discutidas formas de se aproveitar da melhor o entrocamento que será criado em função da implantação da Linha Bronze do monotrilho, entre a Zona Leste e São Bernardo do Campo. A expectativa é que a linha seja inaugurada em 2016.

“Existe a perspectiva, que não está clara ainda se é tecnicamente viável, de constituir naquele centro um polo logístico de mercadorias que chegam naquele centro um polo logístico que, sobretudo, chegam do porto em contêineres. Isso que está sendo estudado”, afirmou o prefeito.

Participam da conversa os secretários estaduais Edmur Mesquita (Desenvolvimento Metropolitano), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos)e Julio Semeghini (Planejamento e Desenvolvimento Regional), além do presidente do Metrô, Peter Walker, e dos secretários municipais Antônio Donato (Governo) e Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano).

Haddad disse ainda que o Metrô prometeu entregar em 10 dias um estudo para verificar a viabilidade do projeto.

Atualmente, um centro logísticos com essas característica está localizado na Moóca. O prefeito avalia que a localização é inapropriada e acredita que a transferência poderia melhorar a circulação na cidade evitando a entrada de caminhões.