descentralização

Prefeitura paulistana vai instalar telões de rua para transmitir jogos da Copa do Mundo

As quatro regiões da cidade serão atendidas. Ideia é evitar grandes deslocamentos para o Vale do Anhangabaú

São Paulo – A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, afirmou na tarde de hoje (5) que o Executivo municipal estuda, em conjunto com as subprefeituras, a instalação de sete ou oito telões para transmissão pública dos jogos da Copa do Mundo de 2014. As declarações foram dadas após o debate sobre grande eventos, realizado no Parque do Ibirapuera, como parte do evento New Cities Summit 2013, que discute o desenvolvimento das cidades.

Os painéis serão montados em regiões de grande concentração de pessoas, nas quatro regiões da cidade, além de uma grande área de Fun Fest, espaço oficial de transmissão pública dos jogos organizado pela Fifa, no Vale do Anhangabaú, no centro, onde espera-se receber até 50 mil pessoas nos dias de jogos.

Nádia disse que os locais ainda não estão definidos, mas que a prefeitura buscará atender ao maior número de pessoas. “Consideramos esta quantidade (sete ou oito) razoável, para possibilitar que mais pessoas assistam aos jogos sem precisarem se deslocar até o centro, mas que também não criem uma demanda de infraestrutura que torne inviável sua instalação”, explicou. Segundo ela, a colocação dos telões exigirá estrutura de segurança, emergência de saúde, limpeza, mas a prefeitura ainda não tem um projeto definido. A estrutura não estará disponível para a Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15.

No Anhangabaú serão realizadas pequenas obras de adequação viária, não só no local, mas também no entorno, para melhorar a circulação, sobretudo dos pedestres. “Queremos fazer no Vale porque o impacto da instalação será menor, pois já se trata de uma área aberta e de circulação de pessoas”, disse a vice-prefeita. No entanto, ela afirmou, sem detalhar, que após a Copa do Mundo será realizado um grande projeto de melhoria no local.