Programe-se

Calendário de pagamentos do Bolsa Família já foi definido pelo governo. Confira as datas

Na última semana do ano que termina neste domingo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e a Caixa Econômica Federal definiram o calendário

Rafael Lampert Zart/MDSA
Rafael Lampert Zart/MDSA
Ministério do Desenvolvimento gere o programa e Caixa executa os pagamentos

São Paulo – Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para 2024. Na última semana do ano que termina neste domingo (31), a Secretaria de Comunicação Social do governo federal divulgou o calendário com todas as datas de janeiro a dezembro, após definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta que faz a gestão do programa, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentos (veja o calendário abaixo).

A data em que o benefício é pago é definida pelo último dígito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa Família. No primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1. A cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba o valor daquele mês.

Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.  Em novembro, quando o dia 20 é feriado pelo Dia da Consciência Negra, as datas de pagamento poderão sofrer alterações, que serão informadas posteriormente, segundo o governo.

Para terem direito ao benefício, as famílias precisam atender exigências em  saúde e educação. Entre elas, comprovação de frequência escolar, pré-natal para gestantes, avaliação nutricional de crianças até sete anos, além de seguir o calendário de vacinação.

Confira as datas em 2024 mês a mês: