Neste sábado

A podridão da Lava Jato e mais destaques da semana no Revista Brasil TVT

Os novos capicapítulos do submundo da “República de Curitiba”, a corrupção no entorno do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tentativa de golpe na Colômbia, verticalização em São Paulo e a perseguição contra o MST também estão entre os temas do programa

Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Depois da cassação de Deltan Dallagnol, ex-juiz Sergio Moro também pode ser vítima dos seus próprios crimes na Lava Jato

São Paulo – O jornalista Joaquim de Carvalho, do site Brasil 247, é um dos convidados da Revista Brasil TVT do fim de semana. O programa que vai ao ar neste sábado (10), às 18h, com reprise no domingo, no mesmo horário, vai analisar a podridão da Lava Jato. Mais especialmente após a divulgação de novas mensagens da Operação Spoofing, que revelam novos capítulos do submundo da “República de Curitiba”. Diálogos entre os procuradores confirmam que a Lava Jato utilizou o empresário e ex-deputado Tony Garcia como “agente infiltrado” para perseguir desafetos do então juiz e hoje senador Sergio Moro (União-BR).

Garcia afirmou que Moro chantageou desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF-4) depois que eles participaram de uma “festa da cueca” com garotas de programa na capital do Paraná. Isso em depoimento à juiza Gabriela Hardt – que substituiu Moro no comando da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, sobre os abusos do ex-juiz. Seu depoimento, no entanto, foi arquivado.

Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Jorge Solla (PT-BA) querem que Garcia preste depoimento à Câmara para relatar os crimes da Lava Jato. O advogado Rodrigo Tacla Duran também tem encontro marcado com os deputados. Assim, no próximo dia 19, ele estará em Brasília para denunciar extorsão, perseguição e ameaças que vem sofrendo por parte dos aliados de Moro. Tacla Duran teria recebido uma “proposta” de pagar US$ 5 milhões para obter benefícios em acordos de delação premiada, antes de ter a sua prisão decretada por Moro.

Nas conversas obtidas pela Operação Spoofing, procuradores falaram em ‘ferrar Tacla Duran’, denotando a truculência do grupo. Desse modo, eles aguardavam a “posição dos americanos” para determinar destino do advogado. No mesmo diálogo, também planejaram fechar a Odebrecht. É possível dizer que foram bem-sucedidos nesse último intento. A construtora, que já foi a maior do país, entrou em recuperação judicial em 2020, após ser denunciada pela turma de Curitiba.

Escândalo dos kits de robótica com verbas do orçamento secreto

O deputado Paulão (PT-AL) explica as denúncias de corrupção que atingem o entorno do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A Polícia Federal (PF) investiga fraudes em contratos para a a compra de kits de robótica pagos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As investigações apontam para prejuízos públicos que chegam a R$ 8,1 milhões. Assim, maioria dos contratos eram pagos com recursos das bilionárias emendas de relator do Orçamento, que ficavam sob controle de Lira.

Além disso, o bancário Márcio Monzane, diretor regional para a América do Sul da UNI Américas, comenta a tentativa de golpe contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O primeiro governo de esquerda no país enfrenta uma campanha de desgaste e ataques midiáticos muito semelhantes à que acabou levando ao impeachment, sem crime de responsabilidade, da brasileira Dilma Rousseff em 2016.

Por outro lado, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki alerta para os efeitos da verticalização urbana, como consequência da revisão do Plano Diretor em São Paulo. O projeto está em discussão na Câmara dos Vereadores. O Revista Brasil TVT também entrevista a jurista Gisele Cittadino, que avalia a indicação do advgado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Por fim, Ayala Ferreira, da direção nacional do MST, comenta as investidas da CPI que tenta criminalizar o movimento.

O programa vai ao ar pelo canal digital 44.1 (Grande São Paulo), às 18h do sábado, com reprise no domingo no mesmo horário. E também está no canal da TVT no YouTube.

Redação: Tiago Pereira