Público e para todos

Aplicativo de caronas de Araraquara é parte de política de cooperativismo da cidade

Criada com apoio da prefeitura, Bibi Mob tem taxas de apenas 5% e desafia hegemonia dos grandes apps de transporte na cidade

Divulgação
Divulgação
Edinho Silva (PT) está em sua terceira gestão na prefeitura de Araraquara

São Paulo – Desde o início de janeiro, funciona na cidade paulista de Araraquara o aplicativo de transporte de passageiros Bibi Mob, criado pela Cooperativa de Transporte de Araraquara (Coommapa), com apoio da prefeitura do município, como reação à superexploração dos motoristas pelas plataformas tradicionais, além das sucessivas altas do preço da gasolina. O prefeito Edinho Silva (PT) observa que a iniciativa é parte de uma política de fundo de sua gestão, que é estimular o cooperativismo nas mais diversas áreas de atividade.

“Trata-se de um esforço de organizar trabalhadores diante de mudanças estruturais no mundo do trabalho”, afirma Edinho Silva, em entrevista ao Revista Brasil TVT. “Então nós temos aqui hoje cooperativas de cozinheiras, que inclusive concorrem em licitações da prefeitura. Temos cooperativas multisserviços. Tem também na área da construção civil. Temos ainda uma cooperativa da qual temos muito orgulho, de egressos do sistema prisional. Porque muito se fala e pouco se faz em relação a esse processo de ressocialização”, relata o prefeito. Segundo Edinho Silva, intervir para melhorar as condições dos trabalhadores de serviços por aplicativos é intervir em uma das maiores categorias profissionais da atualidade.

“Ações com foco em um novo mundo do trabalho”

Ouça entrevista completa de Edinho Silva ao programa Revista Brasil TVT


Com os combustíveis na casa dos 7 reais – foram 11 aumentos desde janeiro de 2021 – e a retenção em torno de 40% das corridas pelas empresas, motoristas começaram a abandonar os aplicativos. Segundo a Associação de Motoristas de Aplicativos, em reportagem da CartaCapital, só em São Paulo houve uma queda de 25% no número de condutores vinculados a empresas em 2021. Escala semelhante ocorre em todas as médias e grandes cidades do país.

Com poucas semanas desde o lançamento, o Bibi Mob já conta com 7 mil usuários cadastrados e o número de motoristas associados passou dos iniciais 80 para mais de 200.

“As corridas já não estavam mais compensando, porque tudo que eu ganhava ia praticamente para manter o carro e pagar o combustível, que está muito caro”, conta o motorista Cléber Barbosa. “Agora, com esse aplicativo, se a corrida é de 10 reais, eu fico com 9,50. Nos outros, eu fico com 6,10.”

Segurança

Cleber, assim como outros motoristas de Araraquara, decidiu desligar-se dos demais aplicativos. “Sinto que sou mais valorizado. A corrida que eu faço dá para cobrir meus custos e ainda ter um lucro. Valeu a pena. E o povo está gostando muito. Tem muita gente que sai do meu carro dizendo que vai convidar a mãe ou o amigo pra se cadastrar também”. complementa.

Para usar o Bibi Mob, o passageiro também precisa se cadastrar e seguir protocolos de segurança, além dos sanitários. No cadastro, deve enviar uma selfie e uma foto do documento de identidade. Assim como quem pede uma corrida vê o motorista, o condutor também vê quem é o passageiro.

Política pública

De acordo com a presidente da Coommapa, Kátia Cristina Anello, por ser uma cooperativa e não ter fins lucrativos, os 5% retidos pelo “Uber de Araraquara” são usados apenas para manutenção da plataforma, ajustes e melhorias no aplicativo. Ela, que também é motorista, conta que já chegou a ter 51% de uma corrida retida no período de festas de fim de ano. “A política econômica não tem reajuste. São empresas de outros países que não vivem a mesma realidade econômica do brasileiro”, resume.

Uma sede para a cooperativa está sendo providenciada pela prefeitura de Araraquara, administrada por Edinho Silva (PT), assim como assessoria técnica, suporte na comunicação e divulgação e capacitação. “O prefeito Edinho percebeu no início da pandemia o problema dos motoristas e entregadores e propôs que a gente pudesse ter uma política pública para auxiliá-los por meio do cooperativismo. Pensar em aplicativos municipais que dessem conta de dar melhores condições de rendimento e de trabalho pra esses motoristas”, explica a coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária do município, Camila Capacle.

As ações são feitas por meio do Programa Coopera Araraquara de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo de Trabalho e a IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária criada pela atual gestão.

Próximos passos

Além do serviço de transporte de passageiros, a cooperativa vem firmando parcerias para que os associados tenham descontos em serviços que necessários ao negócio, como consertos de pneus, compra de peças, lava-rápido e até guincho.

Outra cooperativa de Araraquara, a Morada Express, que reúne moto entregadores, está organizando um aplicativo próprio por meio do incentivo da prefeitura a partir dos mesmos programas públicos que apoiam o Bibi Mob.

Segundo Camila Capacle, outras iniciativas de economia solidária em Araraquara já estão em andamento para desenvolver seus próprios aplicativos em breve. É o caso dos catadores de material reciclável, de trabalhadores egressos do sistema prisional, dos profissionais de cultura e arte, do combate à fome pela agricultura familiar, entre outros.

Com reportagem da Folha de S.Paulo


Leia também


Últimas notícias