BAIXAS

Dez mil voluntários abandonam a Olimpíada de Tóquio por causa da pandemia

Faltando menos de 50 dias para a cerimônia de abertura, presidenta do comitê organizador reafirma que Jogos vão ser realizados, apesar da pressão contra

Takayuki Miki / Flickr
Takayuki Miki / Flickr
Cerca de 13 mil pessoas já morreram de covid-19 no Japão

São Paulo – Cerca de 10 mil dos 80 mil voluntários que estariam na Olimpíada de Tóquio desistiram de participar por causa da pandemia de covid-19. A informação é do próprio comitê organizador japonês, cuja presidente, Seiko Hashimoto, confirmou nesta quinta-feira (3) a realização do evento, data em que a contagem regressiva apontava exatos 50 dias para a cerimônia de abertura.

“Acho que não há dúvida de que um dos motivos (da desistência) é a preocupação com as infecções por coronavírus”, disse Toshiro Muto, CEO do comitê organizador, segundo o site Kyodo News. Ele garantiu que a baixa não afetará a organização, porque a Olimpíada teve reduzidos os planos originais. Dentre as funções exercidas pelos voluntários estão servir como guias de torcedores nas instalações esportivas e ajudar na vila dos atletas. Eles foram selecionados em meio a aproximadamente 200 mil inscrições.

Até quinta-feira (3), o Japão registrava 750 mil casos de infecções por coronavírus, sendo 161 mil em Tóquio e 100 mil em Osaka. As mortes somaram pouco mais de 13 mil, com média móvel diária em torno de 90 vítimas. O país tem 126 milhões de habitantes.

‘Não podemos adiar novamente’

Apesar da pressão da opinião pública expressa em pesquisas que mostram que a maioria dos japoneses quer que os Jogos Olímpicos sejam adiados novamente ou cancelados, Seiko Hashimoto afirmou ao jornal japonês Nikkan Sports que a não realização só ocorreria “se vários países vivenciarem situações muito sérias e a maioria das delegações não puderem vir”, disse. “Não podemos adiar novamente”, acrescentou a presidenta do comitê organizador. A Olimpíada está programada para começar em 23 de julho e a Paralimpíada em 24 de agosto.

No final de maio, um dos patrocinadores oficiais, o jornal Asahi Shimbun, segunda maior publicação impressa em vendas do país, publicou editorial pedindo o cancelamento dos Jogos. “A pandemia da covid-19 ainda não está sob controle, deixando inevitável ao governo declarar outra extensão do estado de emergência atualmente em vigor. É simplesmente fora de propósito manter a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio neste verão”, afirmou o editorial, em tradução livre, logo nas primeiras linhas. “Nós solicitamos que o primeiro-ministro Yoshihide Suga avalie a situação com calma e objetividade e decida contra manter a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio”.


Leia também


Pódio, música e roupas

Apesar das adversidades, a preparação segue em frente. Nesta quinta-feira (3) foi revelado o pódio e a música que será tocada durante as cerimônias de premiação. O pódio será xadrez, em azul-marinho e ecologicamente correto, feito de plástico reciclado. Foi desenhado pelo artista Asao Tokolo, o mesmo que criou o logotipo oficial. Também foram apresentadas as roupas dos voluntários e a bandejas de medalhas.