comunicação

Mobilizações e atos debatem papel da mídia no processo de impeachment

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Frente Brasil Popular convocam população a participar de debates nesta quinta-feira (5) em 11 capitais

divulgação

Manifesto: participação evidente dos meios de comunicação na defesa do processo de impeachment

São Paulo – O papel da mídia no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff será tema de debate, nesta quinta-feira (5), em 11 capitais. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e a Frente Brasil Popular (FBP), que representa mais de 60 entidades do campo progressista, realizam aulas públicas, mobilizações, acampamentos, feiras e rodas de debate, que pretendem difundir e aprofundar a compreensão sobre questão, essencial no processo em curso para depor um governo eleito por 54 milhões de votos em 2014.

“Está mais do que evidente a participação dos meios de comunicação do Brasil na construção e defesa do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Com um sistema de mídia concentrado em poucos grupos econômicos, a cobertura da crise política e dos casos de corrupção tem sido seletiva e desequilibrada. De um lado, o foco quase exclusivo na desmoralização do PT e do governo; de outro, os casos de corrupção envolvendo os adversários políticos do governo são praticamente ignorados ou, quando muito, tratados com superficialidade”, afirma o manifesto das duas entidades.

Em São Paulo, será realizada aula pública sobre o tema, com concentração às 18h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. “O principal objetivo dessas manifestações é denunciar como o monopólio privado nas comunicações, representado principalmente pelas Organizações Globo, fere a nossa democracia, a liberdade de expressão e o direito à comunicação”, diz ainda o manifesto que convoca a população a participar dos atos e mobilizações.

Brasília

Local: Rodoviária do Plano Piloto e marcha até a Rede Globo. Hora: 16h30 (concentração)

Rio de Janeiro

Local: Estação Central do Brasil. Hora: 16h

São Paulo

Local: Av. Paulista (vão do Masp). Hora: 18h

Fortaleza

Local: Pr. da Imprensa (Feira de Comunicação pela Democracia). Hora: das 9h às 18h

Belém

Debate: “Sem democratizar a mídia não tem como democratizar o Brasil”

Local: FAP-Estácio (auditório). 

Em Belém, a atividade continua na sexta (6) com o debate: “Democratização da mídia no Brasil”. Local: UFPA (Centro de Educação). Hora: 16h

Salvador

Local: Saída do Campo Grande em direção à TV Bahia (na Federação). Hora: 16h

Belo Horizonte

Local: Acampamento pela Democracia na Praça da Liberdade. Hora: 14h – oficinas de agitação e propaganda; 17h30 – performance e ação de rua; 18h30 – Aulão Publico: Oligopólio dos meios de comunicação, entendendo o golpismo em curso; 20h30: Rap da Mídia Livre

Curitiba

Local: Praça Santos Andrade (Centro). Hora: 18h

João Pessoa

Local: Flash Mob #MonopólioÉGolpe – concentração no Sintep (R. Prof. José Coelho, 61 – Centro). Hora: 11h

Recife

Manhã: Mutirão da Democracia em Brasília Teimosa – ações de diálogo com a população do bairro, denunciando o golpe e o papel do monopólio e Ato Público contra a Mídia Golpista – concentração no ponto final das linhas de ônibus “Brasília Teimosa”.
A partir das 8h30 e das 10h30 (ato)
Tarde/Noite: Acampamento da Praça do Derby. 14h – Roda de Diálogo: “Rádios e Democracia” – Entidade promotora: ASA; 15h30 – Oficina “Democratizar a Comunicação para Democratizar o País” – Entidades promotoras: Centro de Cultura Luiz Freire & Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom); 17h – Cineclube Juventude pela Democracia: “Monopólio é Golpe!”; 18:45 – Noite Cultural – “Artistas pela Democracia e Contra a Mídia Golpista” + intervenções urbanas contra o monopólio das comunicações.

São Leopoldo (RS)

Local: Em frente ao jornal VS – Av. João Correia, com 1º de Março, Centro. Hora: 17h às 19h