Mobilidade

Haddad sugere que mudança no rodízio só virá após melhoria do transporte público

Estudo da CET mostrou que forma de melhorar mobilidade em São Paulo seria incluir na restrição de circulação avenidas que ficam fora do centro expandido

Marcelo Camargo. Agência Brasil

A licitação para construção de corredores de ônibus, em fase final, é a prioridade, afirmou o prefeito

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), indicou hoje (24) que mudanças no rodízio municipal de veículos virão apenas depois da melhoria no transporte público. Um estudo feito pela Companhia de engenharia de Tráfego (CET) mostrou que a forma mais eficiente de aumentar a velocidade do fluxo de veículos seria incluir na restrição de circulação grandes avenidas periféricas, que hoje têm tráfego liberado.

“Vamos estudar isso com calma para verificar impacto disso. Este é um estudo técnico que não foi encomendado por essa administração, estudo que vem sendo desenvolvido há bastante tempo. Este é o trabalho da CET, desenhar trabalhos para o futuro, mas eu repito: a prioridade agora é o transporte publico, é melhorar o transporte público”, disse durante entrevista coletiva após o evento de adesão de municípios paulistas ao plano “Crack, é possível vencer”, do governo federal.

Haddad adiantou que no próximo ano haverá novo reajuste da tarifa de ônibus, embora a data ainda não esteja definida. Esta semana a prefeitura anunciou que o valor da passagem sobe de R$ 3 para R$ 3,20 em 2 de junho, após dois anos sem aumentos.

Segundo Haddad, os novos corredores de ônibus já estão em fase final de licitação. “Estamos ultimando a licitação dos corredores, vamos iniciar as primeiras obras, aderindo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para que tenhamos financiamento federal para as obras, e vamos assim estudando alternativas para a melhoria do trânsito.” O plano de metas do prefeito prevê a conclusão de 155 novos quilômetros até o fim do mandato, em 2016.

Ele afirmou também que o lançamento do Bilhete Único Mensal, que permite ao usuário fazer número ilimitado de viagens, será lançado no próximo semestre. “Estamos no meio do processo de licitação. Agora a etapa é cumprir o prazo.”