Associação de juízes defende De Sanctis contra Daniel Dantas

Dantas quer ver De Sanctis processado por “desobediência” ao Supremo Tribunal Federal (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil – arquivo) Deu na Folha de S.Paulo. A defesa do desembargador Fausto Martin De […]

Dantas quer ver De Sanctis processado por “desobediência” ao Supremo Tribunal Federal (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil – arquivo)

Deu na Folha de S.Paulo.

A defesa do desembargador Fausto Martin De Sanctis nesta terça-feira (7) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será feita pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Gabriel Wedy. Em pauta está o pedido de Daniel Dantas, sócio do banco Opportunity, contra o magistrado responsável pelos pedidos de prisão e de busca e apreensão da Operação Satiagraha.

Dantas quer ver De Sanctis processado por “desobediência” ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro de 2008, o juiz determinou duas vezes a detenção do banqueiro, sendo a segunda tomada após Gilmar Mendes, ministro do STF, conceder habeas corpus. De Sanctis era juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

A Ajufe alerta para o risco à independência e liberdade funcional dos magistrados diante de uma ação como esta.

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.