Cidades Sede

Rio de Janeiro: novo Maracanã cercado de controvérsias

Série sobre as 12 capitais que recebem jogos da Copa: palco da final do Mundial e da Olimpíada e Paralimpíada de 2016, a capital fluminense vive críticas por remoções forçadas

Daniel Basil/Portal da Copa-ME/CC-BY 3.0

Vista área do Maraca, concedido à iniciativa privada

A Cidade Maravilhosa receberá a final da Copa. O maior estádio do mundo passou por ampla reforma, caiu para 28º posição em termos de capacidade de público, e viu sua estrutura cercada de polêmicas.

Em meio a obras para a Copa e para receber Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, a cidade governada por Eduardo Paes e o estado administrado por Sérgio Cabral foram alvo de críticas por diferentes motivos. Voltaram atrás em um ponto ou outro, mas seguiram no polarizado cenário político local.

Em parte da série do Copa na Rede sobre as cidades-sede são apresentados, além de dados sobre o estádio em si, os legados (em clima de #VaiTerCopa) e os gargalos (na vibe do #NãoVaiTerCopa). Tudo é complementado por atrações municipais que merecem replay: cartões postais citados para lembrar que já existe uma cidade por ali e que nem só de futebol vive o Brasil. Termina a brincadeira com uma referência às principais torcidas locais, segundo alguma pesquisa de opinião mais ou menos polêmica (“É disso que o povo gosta”).

Estádio

Estádio Mário Filho, o Maracanã

Capacidade de público

76.935

No mapa

#VaiTerCopa

Corredor de BRT da Transcarioca, reforma no Aeroporto do Galeão; Projeto do Porto Maravilha; manutenção de centro esportivo no entorno do Maracanã, após muito protesto; preparação da cidade para receber também as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.

#NãoVaiTerCopa

Remoções e ameaças de retirada forçada de até 11 mil famílias (de acordo com dados do Comitê Popular Copa Rio de Janeiro) de comunidades em diferentes partes do Rio para a construção do BRT, Transcarioca, projeto Porto Maravilha e reforma do Maracanã; demora na reinauguração do estádio de atletismo Célio de Barros (no complexo do Maracanã); críticas à concessão do Maracanã à iniciativa privada depois dos gastos do governo estadual com a reforma; disputa intensa para impedir desativação da Aldeia Maracanã (centro de cultura indígena nas proximidades do estádio Mário Filho).

Merece replay

Baía da Guanabara, Cristo Redentor, Pão de Açúcar; Arcos da Lapa; Teatro Municipal e uma das mais extensas listas que uma só localidade poderia ter.

Artyominc/Commons Wikimedia-CC-BY 3.0
Cristo Redentor, no Corcovado, com a vista…

É disso que o povo gosta

Flamengo e Vasco (Pluri Consultoria 2014)