Em nova pesquisa Datafolha, Dilma tem 20 pontos sobre Serra

Candidata do PT já aparece na frente até em redutos tucanos, como São Paulo e região Sul

São Paulo – Pesquisa do Instituto de Pesquisas Datafolha encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgada na madrugada desta quinta-feira (26) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto. São vinte pontos percentuais à frente de seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra, que aparece em segundo lugar, com 29%.

Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 55% dos votos válidos e venceria no primeiro turno. A candidata Marina Silva (PV), em terceiro, mantém 9%, enquanto os demais candidatos não atingiram 1% da preferência do eleitorado. Os eleitores que ainda não sabem em quem votar ou não responderam permanecem em 8%, e os votos brancos e nulos, em 4%.

É a segunda pesquisa Datafolha desde que começou a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Dilma tinha 47% na sondagem do dia 20 e foi a 49%. Serra estava com 30% e agora apresenta 29%. Os que assumiram ter visto a programação pelo menos uma vez somam 34% dos entrevistados.

Ainda que os resultados indiquem desfecho em 3 de outubro para a disputa, caso houvesse um segundo turno, a petista teria 55% – dois pontos a mais do que no último levantamento. Serra aparece com 36%, três a menos do que antes. A diferença era de 14 pontos e, agora, alcança 19.

A taxa de rejeição do tucano oscilou para 29%, ante 27% da última semana, o maior percentual registrado nesta disputa pelo Datafolha. Não votariam em Dilma 19%, patamar semelhante ao apontado desde maio.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes em uma lista de candidatos, 35% dos entrevistados declararam apoio a Dilma, e apenas 18% votariam em Serra. No levantamento anterior, os percentuais eram 31% e 17%, respectivamente.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Feito nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também mostra que Dilma lidera as intenções de votos em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 25.473/2010.

Redutos

Os resultados computados pelo Datafolha mostra que a candidata governista cresce em redutos tradicionalmente tucanos. Em alguns desses locais, segundo a Folha de S.Paulo, o instituto ampliou a amostra para detalhar dados na disputa ao Senado. A alteração de metodologia ocorreu em sete estados, incluindo São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul. Esse fenômeno coincide com a mudança no cenário encontrado.

Em São Paulo, onde o PSDB governa há 16 anos e foi dirigido por Serra até abril, Dilma aparece com 41% das preferências do eleitor, contra 36% do oponente. Na última pesquisa do instituto, Dilma aparecia em segundo, com 34% (Serra tinha 41%). Na capital paulista, ela  41% e ele, 35%. No Rio Grande do Sul, a petista tinha 35% e foi a 43%. Já o tucano caiu de 43% para 39%. 

Entre as capitais Serra se mantém ainda à frente em Curitiba (PR), onde obteve 40% contra 31% de sua adversária direta no levantamento do Datafolha. Mas a distância entre ambos está diminuindo. No começo deste mês, a vantagem do tucano era de 19 pontos (43% a 24%) e agora caiu para nove pontos.

Até mesmo as parciais por regiões do país indicam vitória de Dilma, inclusive na  região Sul. Na semana passada, os candidatos estavam tecnicamente empatados , mas numericamente ela aparecia atrás, com 38% contra 40% do tucano. A situação agora se inverteu: Dilma foi a 43%, contra 36% de Serra.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias