Senadoras defendem que reforma política aumente participação de mulheres

Para a senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), a reforma política aumenta a possibilidade de participação feminina (Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado São Paulo – Na instalação da Comissão da Reforma Política, […]

Para a senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), a reforma política aumenta a possibilidade de participação feminina (Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado

São Paulo – Na instalação da Comissão da Reforma Política, nesta terça-feira (22), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que o papel mais importante da reforma política é o fortalecimento da democracia. Ela acredita também na possibilidade de se aumentar a participação das mulheres e de representantes de pequenos partidos.

“Meu interesse é na melhora cada vez maior do processo político eleitoral no país, sendo que, para isso, vou defender a participação popular e a representação das minorias partidárias”, afirmou.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) declarou que vai defender na Comissão da Reforma Política o voto facultativo e o financiamento misto de campanha. Para ela, estas também são formas de ampliar a inserção das mulheres na política.

Lucia Vânia considera a reforma política a grande aposta das mulheres para acabar com a falta de equidade existente no processo eleitoral.

“O voto facultativo geraria o voto de opinião e isso facilitaria a inserção de mulheres na política. O financiamento misto de campanha também já ajudaria bastante” disse a senadora ao defender ainda o combate ao abuso de poder econômico nas disputas eleitorais.

Para ela, o grande debate na Comissão da Reforma Política deverá ser em torno do sistema de voto proporcional com lista aberta, adotado no país para eleição de deputados e vereadores.

Com informações da Agência Senado

Leia também

Últimas notícias