São Paulo quer oferecer graduação para formar professores indígenas em 2013

A ideia é formar professores para trabalhar com as especificidades da educação indígena (Gervásio Baptista/ABr) São Paulo – O governo do estado de São Paulo estuda criar um curso de […]

A ideia é formar professores para trabalhar com as especificidades da educação indígena (Gervásio Baptista/ABr)

São Paulo – O governo do estado de São Paulo estuda criar um curso de graduação específico para formar professores para atuar em escolas indígenas. A expectativa é que o curso comece a funcionar em 2013, como afirmou a coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação, Leila Aparecida Viola Mallio, durante um seminário da Câmara Municipal de São Paulo sobre o Plano Municipal de Educação. 

A Secretaria Estadual de Educação já encaminhou um termo de referência para algumas universidades do estado para que elas montem uma proposta de currículo para o curso. No estágio atual, o órgão está analisando as propostas recebidas e estudando como se daria o financiamento. “Será um curso superior para formação de professores indígenas para trabalhar com todas as especificidades desses alunos”, afirma Leila. “Queremos que ele funcione já a partir do ano que vem”.

O projeto é uma das ações do programa Compromisso SP, desenvolvido pela Secretaria de Educação, para melhorar a qualidade do ensino no estado. Ele se divide em dois eixos centrais que prevêem valorizar os profissionais da educação e a aprimorar a gestão pedagógica das escolas.