redes sociais

Danilo Gentili terá de explicar à Justiça acusação contra Lula

Em um 'tuíte' de 2015, humorista sustentou que o ex-presidente teria forjado ataque a bomba ao Instituto Lula para sair de vítima. Decisão em segunda instância determina que ele dê explicações formais

divulgação

Gentili: caso não consiga explicar a informação que sustente sua acusação, será processado por difamação

São Paulo – Decisão em segunda instância do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o humorista Danilo Gentili explique de onde tirou a informação que baseou uma mensagem publicada por ele nas redes sociais no ano de 2015. Trata-se de um “tuíte” divulgado na conta pessoal do humorista, no qual ele afirmou que Lula “forjou um ataque (a bomba, na sede do Instituto Lula) para sair de vítima”.

A postagem fazia referência a uma bomba arremessada na sede do instituto, em 30 de julho de 2015 – a autoria do atentado é investigada até hoje. No dia seguinte ao fato, Gentili publicou a frase acusatória em sua conta no Twitter. Os advogados de Lula, então, ingressaram na Justiça com o chamado “pedido de explicações”, que é uma medida jurídica que antecede um processo penal por calúnia ou difamação.

Com a decisão da Justiça, caso Gentili não consiga explicar formalmente de onde tirou a informação que eventualmente sustente sua acusação, ele será processado por difamação. Se condenado, a pena será de três meses a um ano de detenção.

Saiba mais: