Enem: Correios garantem entrega de cartões e provas mesmo com greve

Desde 2009, estatal é responsável pela entrega. Inscrito pode imprimir cartão pela internet

Segundo a estatal, uma operação especial será feita para garantir a entrega de cartões de inscrição e das provas do Enem (Foto: Antônio Cruz/Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – Apesar da indefinição sobre o fim da greve dos trabalhadores dos Correios, a entrega de cartões de inscrição e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será garantida. Uma operação especial foi anunciada pela estatal. A aplicação do exame está marcada para os dias 22 e 23 de outubro.

Segundo a empresa, a distribuição de cartões e das provas do Enem é responsabilidade dos Correios desde 2009, sempre com “absoluto sucesso”. Mesmo se a paralisação continuar, segundo nota da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), as provas vão chegar aos locais de aplicação. O mesmo vale aos cartões, que, segundo a empresa, começaram a ser distribuídos na semana passada em cidades do interior e, nesta semana, nas capitais.

A greve dura 22 dias. Depois de uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na terça-feira (4), uma proposta pode permitir a normalização do serviço. Assembleias em todo o país são realizadas nesta quarta-feira (5) para avaliar a questão.

Ainda na terça-feira, Fernando Haddad, ministro da Educação, havia afirmado que a paralisação não provocaria problemas para o Enem, por haver uma logística diferenciada das operações tradicionais.

Outra possibilidade para os estudantes inscritos é imprimir o cartão de inscrição pela internet. Na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é possível obter o documento, sem o qual não se pode fazer a prova.

Com informações da Agência Brasil