Assembleia do Rio instala CPI das Armas

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro instalou ontem a Comissão Parlamentar de Inquérito formada para investigar o comércio clandestino de armas. “A meta é investigar quem está por trás […]

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro instalou ontem a Comissão Parlamentar de Inquérito formada para investigar o comércio clandestino de armas.

“A meta é investigar quem está por trás da estrutura do comércio ilegal de armas no Rio de Janeiro. Essa é a meta. Se fosse para investigar os pequenos não necessitaria CPI. Queremos os grandes”, afirmou o deputado Marcelo Freixo (PSol), que preside a comissão.

Os deputados iniciaram os trabalhos pedindo às forças armadas, às polícias Civil e Militar, aos bombeiros e ao sistema penitenciário uma lista de todos os investigados por tráfico de armas nos últimos 10 anos. Pediram também uma relação do armamento apreendido nesse período, em especial na ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, em novembro do ano passado.

O deputado Marcelo Freixo espera que a CPI das Armas alcance a mesma repercussão da CPI das Milícias que, instaurada em 2008, indiciou mais de 200 pessoas por envolvimento com grupos criminosos.