morto-vivo

Temer, o narcisista: os vampiros também amam

Não resta mais nada para o presidente, apenas sua imagem, que ele tanto venera. Mas apesar de ilegítimo e indesejado, ele ainda vai nos incomodar e muito

Lula Marques/Agência PT

Michel Temer apagou-se e tentou uma sobrevida apoiando-se nas baionetas e nos tanques. Não deu certo

Uma das lendas que cercam os vampiros é a de que sua imagem não aparece nos espelhos. Uma das cenas mais hilárias do imortal A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski, é aquela em que os humanos aparecem no espelho do castelo, durante o baile, isolados, sem o concurso dos vampiros que, no entanto, estão a seu lado.

Por que os vampiros não teriam sua imagem espelhada? A explicação tradicional diz que é porque eles não têm alma, são corpos mortos-vivos, e os espelhos refletem a alma dos espelhados. Pode ser.

Mas deve-se considerar que estamos às voltas com um presidente usurpador, no Brasil, que se transformou num morto-vivo. No entanto, sua imagem continua a nos assombrar, em intervenções fantasmagóricas de olhar fixo no teleprompter além-câmera. Como vampiro, vai sugando os direitos do povo brasileiro para se manter atuante em frente aos senhores que exigem o sangue de trabalhadores, aposentados, estudantes, desempregados, para manter suas quotas rentistas.

Como isto é possível?

Só existe uma explicação. O boneco Michel Temer foi inchado, durante meses, pelos fabricantes de imagens no espelho, como Globo, Estado, Folha, Veja et caterva. E o que vemos agora é esta imagem – um mulambo mambembe – se agitando na frente das câmeras, como se fosse real.

Michel Temer apagou-se. Ele já fez a passagem, já está no além. Mas sua imagem teima em não segui-lo. É o contrário, no fundo, da história do vampiro tradicional. A imagem que ficou não consegue projetar o corpo real. Adquiriu vida própria, como um robô, um faz-de-conta insuflado. E já se vê que está furado, e que o ar vai se esvaindo. Daqui a pouco o boneco cai. Tentou uma sobrevida apoiando-se nas baionetas e nos tanques. Não deu certo.

Mas esta alma penada ainda vai nos incomodar, e muito. Afinal, os vampiros também amam. Sobretudo sua imagem. Narciso explica. Nada mais lhes resta, a não ser ela.