acordo

Trabalhadores da EBC encerram greve e retornam ao trabalho a partir da meia-noite

Categoria opta por proposta que inclui aumento real de 0,5% neste ano e 0,75% em novembro de 2014. Benefícios serão reajustados de acordo com a inflação

São Paulo – Após 15 dias em greve, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo decidiram em assembleia realizada na tarde de hoje (22) aceitar a proposta para renovação de acordo coletivo por dois anos e encerrar a paralisação. Eles devem retornar ao trabalho a partir da meia-noite.

A proposta aceita prevê reajuste com aumento real (acima da inflação) de 0,5% neste ano e 0,75% em novembro de 2014. Os demais benefícios, como auxílio-creche e vale-alimentação, serão reajustados de acordo com a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Os trabalhadores também garantiram a manutenção de todas as cláusulas sociais e receberão vale-cultura (R$ 50 mensais), além de quatro vales extras, para alimentação, de R$ 827 cada, pagos em novembro deste ano, junho e dezembro do ano que vem e junho de 2015. Eles deverão compensar as horas não trabalhadas, o que será calculado individualmente.

Para o coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente, o movimento foi histórico. “Conseguimos evoluir até onde foi possível, e os trabalhadores saem com um saldo importante. Além de ganhos, há uma nova cultura política dentro da empresa, de participação e cobrança, para assegurar que a comunicação pública cumpra a sua missão.”

Os representantes dos trabalhadores participaram de audiência de conciliação, nesta semana, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que terminou sem acordo devido à falta de entendimento quanto ao desconto e compensação dos dias parados. O vice-presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, havia fixado prazo até segunda (25) para que as partes chegassem a um acordo, antes de levar o dissídio a julgamento.

A EBC tem 2.151 funcionários e é responsável pelo funcionamento da Agência Brasil, Portal EBC, TV Brasil e oito emissoras de rádio, entre outros.