Paralisação continua

Sem acordo em audiência no TST, greve dos trabalhadores da EBC pode ir a julgamento

Vice-presidente do tribunal fixou prazo de três dias para tentativa de entendimento. Representantes dos trabalhadores foram recebidos pela ministra do Planejamento

Sindicato dos Jornalistas DF

Trabalhadores mantêm paralisação iniciada no dia 7 e reúnem-se para nova assembleia amanhã

São Paulo – Após ato realizado nesta tarde (21), em frente do Palácio do Planalto, representantes dos trabalhadores da EBC foram recebidos pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. “Colocamos para a ministra a importância de se fechar um acordo que traga avanços para a categoria e ela deixou claro que as negociações financeiras são feitas pela empresa com o Ministério do Planejamento, mas se comprometeu a dialogar internamente no governo para tentar algum avanço”, afirma o coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente.

Em greve desde o dia 7, os trabalhadores da EBC em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro  reúnem-se em nova assembleia amanhã (22), às 13h. A retomada da audiência de conciliação entre os trabalhadores da Empresa Brasil Comunicação (EBC) e representantes da empresa, ontem (20), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), terminou sem acordo. O vice-presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, fixou prazo de três dias para tentativa de entendimento entre as partes. Caso isso não aconteça, o dissídio irá a julgamento.

A falta de acordo está relacionada à compensação dos dias parados. Os trabalhadores reclamam também da ameaça de corte de ponto. Na audiência de conciliação, a EBC aceitou a compensação de seis dias, mas descontaria os outros sete dias de paralisação em sete parcelas mensais, a partir de janeiro de 2014. “Aceitamos a compensação de horas não trabalhadas (e não dias), já que alguns trabalhadores que estão em greve não têm plantões aos finais de semana, e não devem pagar por isso”, afirma Valente.

Segundo o representante da Comissão Nacional dos Empregados Edvaldo Cuaio, os trabalhadores estão tentando uma reunião com o presidente da empresa, Nelson Breve, a fim de evitar o julgamento da greve. “Estamos em assembleia permanente e abertos ao diálogo, queremos resolver esse impasse”, afirmou.

Procurada, a EBC não se manifestou.

Segundo informações do sindicato, cerca de 600 trabalhadores estão em greve. A EBC tem 2.151 funcionários e é responsável pelo funcionamento da Agência Brasil, Portal EBC, TV Brasil e oito emissoras de rádio, entre outros.